Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de outubro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_Unimed AV_Campanha_Sala_Vacinas_BANNER_GCD_970x250px (1)

Rio do Sul negocia uso de imóvel da União para levar parte da policlínica


Por Cristiane Faustino Publicado 30/09/2023 às 11h31
Rio do Sul negocia uso de imóvel da União para levar parte da policlínica
Foto: Redação GCD

Rio do Sul negocia uso de imóvel da União para  levar parte da policlínica. Nesta quinta-feira, 28, aconteceu o ato de entrega da escritura da Policlínica, ao Hospital Regional Alto Vale e a Renal Vida.

Embora tenha sido efetuada a entrega da documentação, o município ainda deve utilizar o imóvel onde funciona a Policlínica estrutura por mais algum tempo. Pelo menos, até a finalização da reforma do antigo prédio do fórum, que vai receber a parte administrativa da Secretaria de Saúde.

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, explica que o município ainda busca por outros espaços para alocar o restante dos serviços ofertados pela pasta. “A parte documental de doação está pronta, mas a obra de reforma do nosso Centro Integrado de Saúde, no bairro Jardim América, está em andamento. Toda a parte administrativa existente da Secretaria de Saúde já vai para lá, entre algumas outras prestações de serviço de saúde. Nós estamos em negociação com o imóvel do Ministério do Trabalho, no bairro Jardim América. Receber por comodato, permissão de uso do imóvel, por um período. Aguardamos ainda a autorização da Secretaria de Patrimônio da União, que tem que definir toda a parte de doação. Para lá vai mais uma parte da policlínica”, conta.

Projeto para construção da nova Policlínica

José Thomé afirma que o projeto para a construção da nova Policlínica, no Bairro Canoas, enfrenta dificuldades. É que são necessários cerca de R$40 milhões para a construção do novo prédio. “O projeto é construir a nova Policlínica moderna, acessível, mais ampla, com um projeto de longo prazo no terreno da antiga ADR e SDR, no bairro Canoas. Aquele é o projeto ideal, que vai acolher bem toda a região, que vem para cá em busca de serviços de média e alta complexidade na área da saúde. Mas, para isso a gente precisa de dinheiro, precisa de apoio político, para conseguir tirar esse projeto do papel”, ressalta.

Por outro lado, a Renal Vida, aguarda a liberação do imóvel, para realizar o projeto de ampliação. O médico, Leontino Ribeiro, destaca que o atual espaço é pequeno para conseguir atender toda a demanda. No momento, a instituição opera na capacidade máxima de atendimento. Além disso, há 30 pessoas na fila de espera. “Hoje nós estamos em um espaço que foi criado para 70 pacientes, nós estamos com 180 pacientes. O nosso paciente merece um tratamento melhor, porque são pacientes que ficam anos conosco, são pacientes que vêm três vezes por semana e ficam quatro horas na Renal Vida. Então, essa é a nossa preocupação. Eu sei que não é fácil também, achar uma solução, mas acho que todo mundo indo em um caminho, a gente acha um jeito. É inadmissível que a gente mande pacientes para tratar fora”, enfatiza.

O presidente da Fusavi do Hospital Regional Alto Vale, Claudio Ropelato, explica que futuramente o hospital deve utilizar o espaço recebido para novas edificações. Ele também reforça que, a prioridade, no momento, é ampliar o espaço de atendimento da Renal Vida. “Essa área vem beneficiar toda a população do Alto Vale, a gente já está vislumbrando novos projetos para essa área. Renal Vida com mais urgência até do que o Hospital Regional, porque eles estão em um lugar muito complicado. No futuro, com certeza, o Hospital Regional vai ter espaço para construir novos prédios, novas possibilidades de atendimento da população”, finaliza o presidente.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store