Rio do Sul ganha Jardim Botânico no bairro Albertina
O espaço abre de terça-feira a domingo e oferece trilhas, áreas de contemplação e mais de 300 espécies nativas
Rio do Sul ganha Jardim Botânico no bairro Albertina. O Jardim Botânico abriu suas portas neste sábado, 21, no bairro Albertina. O espaço conta com 20 hectares de área verde e oferece exposições no Casarão Histórico e trilhas, com mais de 300 espécies nativas.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Em homenagem ao Dia da Árvore, também celebrado em 21 de setembro, a inauguração destaca a importância do Jardim Botânico como um local não apenas de lazer, mas também de preservação da flora local e de estudo da biodiversidade.
Diversas entidades e a comunidade uniram forças para transformar o sonho do Jardim Botânico em realidade. A área, doada por Helmut e Tereza Klehm, foi adaptada ao longo de dois anos com um investimento de R$ 2 milhões. Além disso, a execução do projeto envolveu parcerias com organizações como a Associação Ambientalista Pimentão, a Casan, o Ministério Público de Santa Catarina e a Prefeitura de Rio do Sul. Um acordo entre o MPSC e a Casan destinou R$ 1,3 milhão especificamente para a construção do espaço.
LEIA TAMBÉM
Um espaço para lazer e educação
O espaço conta com trilhas que levam a cachoeiras, lagoas, exposições de bromélias e cactos. Além disso, o lugar oferece pomar de citrus, um apiário com abelhas nativas sem ferrão, 18 coleções botânicas e um Centro de Educação Ambiental. O Casarão Histórico, restaurado para a ocasião, abriga exposições temporárias e oferece atividades culturais para os visitantes.
Por fim, os visitantes podem agendar previamente a visita ao Jardim Botânico por e-mail: jardim.botanico@riodosul.sc.gov.br. O local atende o público de terça-feira a domingo, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.