Rio do Sul enfrenta a 5ª enchente em menos de 60 dias
Rio do Sul enfrenta a 5ª enchente em menos de 60 dias. O rio Itajaí-Açu continua subindo devido às chuvas. É o 5º registro em 2023, sendo a segundo no mês de novembro. Nos dados históricos, esta é a 71ª enchente da história, que começou a ser contabilizada em 1911.
O acumulado de chuva na cidade foi de pouco mais de 100 milímetros na quinta-feira, 16, no medidor instalado na ponte Dom Tito Buss. Persiste a previsão de chuva para esta sexta-feira, 17, e a Defesa Civil mantém a cota em 11 metros de inundação e 12 metros para atenção. O Grupo de Ações Coordenadas realizará uma nova reunião por volta das 9h para atualizações.
De acordo com estimativas da Defesa Civil, com o rio neste nível, mais de 4 mil residências são atingidas em Rio do Sul, 11.850 pessoas desalojadas e mais de 300 ruas com alagamentos. 22 dos 25 bairros do município já sofrem impactos. Há 19 abrigos abertos e o número de pessoas ainda não foi contabilizado, pois o movimento de chegada foi intenso durante toda a noite e madrugada.
Até as 6h desta sexta-feira, a Defesa Civil de Rio do Sul registrou 25 chamados de ocorrências. A maioria dos acionamentos relacionados a deslizamentos de terra e rachaduras em muros, quedas de árvores, ou enxurradas. Não há registro de feridos.