Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Rio do Sul é escolhida como Cidade Sul-Americana do Esporte

Avaliadores de entidade ligada a Unesco, passaram cinco dias na cidade avaliando locais e programas esportivos


Por Cristiane Faustino Publicado 02/11/2023 às 12h01
Rio do Sul é escolhida como Cidade Sul-Americana do Esporte
Foto: Prefeitura de Rio do Sul

Após avaliação de entidades ligadas a Unesco, Rio do Sul recebeu, na noite desta quarta-feira, 01, a chancela de Cidade Sul-America do Esporte para o ano de 2024. Membros da ACES Europa, ACES América do Sul e ACES Brasil passaram cinco dias na cidade. Eles conheceram os projetos aplicados, verificaram instalações esportivas públicas e privadas, além sabatinarem gestores da Fundação Municipal de Desportos (FMD).

O anúncio da premiação para Rio do Sul foi em um jantar festivo envolvendo parte da comunidade esportiva local e autoridades. O prefeito José Thomé e o superintendente da FMD, Jeberton Fermino, receberam a notícia do título. A entrega oficial acontece em Bruxelas, na Bélgica, no mês de dezembro, no Parlamento Europeu, com outras cidades do mundo que também receberam o prêmio.

A cidade foi visitada por cinco comissários da Aces Europa, que declararam que Rio do Sul aplica projetos importantes e relevantes para a comunidade. Conforme o grupo, as iniciativas fortalecem o envolvimento de crianças, adultos e idosos, o paradesporto e levam o esporte para as comunidades mais carentes.

Critérios avaliados

No lado esportivo, a ACES Europa avalia diversos critérios como o uso dos recursos públicos e a divisão do orçamento para o esporte. Os organizadores também analisam a participação da iniciativa privada, o envolvimento da comunidade em atividades esportivas. Além disso, as autoridades observam a presença e utilização de espaços públicos de lazer e esporte, a valorização de atividades para crianças, idosos, o paradesporto e as conquistas profissionais.

Para o prefeito José Thomé, o reconhecimento enche a gestão de orgulho, mas também aumenta a responsabilidade para proporcionar atividades ainda mais integradas para crianças, jovens, adultos e idosos e melhorar as estruturas. “Temos obras importantes em andamento e também somos sede, mais uma vez, da maior competição esportiva do Estado no final de novembro e início de dezembro”, destacou Thomé.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store