Rio do Sul deve instalar cerca de 70 câmeras com IA para cercamento inteligente
Projeto inclui reconhecimento de placas e pessoas

Rio do Sul deve instalar cerca de 70 câmeras com tecnologia de inteligência artificial para reconhecimento de placas e pessoas. A nova estrutura faz parte de um projeto de cercamento inteligente que cobrirá entradas, saídas e circulação entre bairros.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Conforme o secretário de Segurança Pública, Mário Ponticelli Júnior,
Essas câmeras vão formar um cercamento inteligente que cobre tanto quem entra quanto quem sai da cidade
afirmou Ponticelli.
Visita à Palhoça inspirou modelo de câmeras com inteligência artificial
Representantes da prefeitura visitaram a central de monitoramento de Palhoça — referência em Santa Catarina — com o objetivo de definir o modelo que o município deve adotar. A experiência, conforme explicou o secretário, trouxe exemplos práticos de uso do sistema com inteligência artificial.
Conseguimos extrair muitas informações importantes e ver na prática um sistema que funciona com reconhecimento de placas e pessoas
comentou o secretário.
Atualmente, Rio do Sul já possui cerca de 20 câmeras em operação. No entanto, não contam com recursos de inteligência artificial.
Recursos garantidos para primeira fase
A prefeitura já dispõe de R$200 mil em caixa, provenientes de uma emenda parlamentar do deputado Sargento Lima. Esses recursos serão usados na compra de câmeras OCR — que fazem a leitura de placas — e também na contratação do software com tecnologia de reconhecimento facial.
Nos próximos dias vamos mapear os locais prioritários, definir a quantidade exata de câmeras e iniciar a licitação para aquisição do software e instalação
informou Ponticelli.
Além da instalação, a administração pretende incluir um contrato de manutenção no mesmo pacote, já que a empresa anterior responsável pelo serviço desistiu do contrato e ainda não foi substituída.
Sistema estadual também chega ao Alto Vale
O Governo de Santa Catarina iniciou a implantação de reconhecimento facial em 60 municípios, com investimento de R$ 35 milhões. A iniciativa contempla cidades com mais de 25 mil habitantes, como Rio do Sul e Ituporanga.
Em Rio do Sul, o plano estadual prevê 12 câmeras em pontos estratégicos e mais quatro em escolas, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação. Já Ituporanga receberá seis equipamentos nesta fase inicial.
Ouça abaixo a fala do secretário de Segurança Pública, Mário Ponticelli Júnior, sobre as câmeras: