Rio do Sul deve contar com Secretaria de Segurança Pública em 2025; não deve haver aumento de custos
Nova secretaria reunirá Guarda Municipal, departamento de trânsito, Defesa Civil e o Procon
A partir de 2025, a capital do Alto Vale deve contar com a Secretaria de Segurança Pública. O prefeito eleito, Manoel Arisoli Pereira, anunciou que a nova secretaria integrará a Guarda Municipal, departamento de trânsito, a Defesa Civil e o Procon, criando um modelo mais centralizado e eficiente para o setor. Conforme Pereira, o objetivo é fortalecer a segurança pública no município sem aumentar os custos.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Criação da Secretaria de Segurança Pública em andamento
De acordo com o futuro gestor municipal, a criação da secretaria faz parte de uma minirreforma administrativa. Cuja redação está em fase final e deve ser apresentada ainda este ano.
A filosofia número um da minirreforma é sem o aumento de custo. Vamos enxugar cargos desnecessários e otimizar a estrutura existente
afirmou Pereira.
Tendência nacional e global
O prefeito destacou que a municipalização da segurança é uma tendência crescente.
Em várias partes do mundo, as polícias ostensivas estão deixando de ser apenas responsabilidade do estado e migrando para os municípios. Precisamos de uma estrutura forte para acompanhar essa realidade
explicou Pereira.
A expectativa é que a integração dos órgãos sob um mesmo “guarda-chuva” administrativo aumente a eficiência e promova mais segurança para os moradores de Rio do Sul.
Ouça abaixo a fala do prefeito Manoel Arisoli Pereira: