Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de junho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_01_BANNER-GCD_970x250px

Retomada das obras do projeto JICA é discutida em reunião


Por Cristiane Faustino Publicado 24/10/2023 às 09h15
Retomada das obras do projeto JICA é discutida em reunião
Foto: Redação GCD

Aconteceu nesta segunda-feira, 23, no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unidavi, a reunião para mobilização para retomada dos projetos do Plano JICA no Alto Vale do Itajaí. O evento reuniu prefeitos do Alto e Médio Vale do Itajaí, além da Foz do Rio Itajaí, deputados federais e estaduais, defesa civil e demais interessados.

A reunião foi conduzida pelo ex-Secretário-Adjunto de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli. No encontro foi discutida a continuidade do projeto JICA, criado para a prevenção e mitigação de desastres na bacia do Rio Itajaí. “As pessoas têm que ter engajamento por algo que é bom para a região que você vive. Além disso, nasce no momento da crise, para que você veja o que a crise pode gerar de problema dentro de uma cidade. É o momento de alinhar os interesses políticos, interesses técnicos, e o envolvimento social”, conta.

Os acumulados de chuva da primeira quinzena de outubro superaram o esperado para o mês em todas as regiões. O destaque foi o Vale do Itajaí, onde choveu mais de três vezes o normal para o mês todo. Os volumes variaram, com pontuais acima de 500 milímetros.

Projeto JICA

Segundo o prefeito de Blumenau e presidente da Amve, Mário Hildebrandt, a situação necessita da união de trabalho entre as associações para resolver um problema em comum: as enchentes. “Todos nós somos impactados por isso que está acontecendo. O que precisamos fazer em conjunto é pegar, por exemplo, o projeto JICA e outras ações e fazermos que elas deixem de serem projetos e virem ação e entrega efetiva na vida das pessoas. Assim, que cada uma dessas obras possa sair do papel e a vida do nosso cidadão e os bens deles possam ser protegidos”, relata.

O projeto JICA é uma cooperação técnica iniciada em 2009 com a Agência de Cooperação Internacional do Japão. Como destaca o prefeito de Rio do Sul e presidente da Amavi, José Thomé, algumas ações e obras foram efetivadas na região, porém, muito ainda precisa ser executado. “Se consolida uma união de esforço, trabalho em conjunto entre prefeitos, entidades, sociedade civil organizada, deputados estaduais, federais e Governo do Estado. Para que a gente consiga tirar, efetivamente, um projeto que existe do papel. Por fim, para colocar no orçamento do governo estadual, o PPA está em discussão. O debate do orçamento público para os próximos quatro anos está em Santa Catarina e Brasília”, finaliza.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store