Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Renal Vida de Rio do Sul é contemplada pelo Projeto “Você Decide”

Iniciativa do deputado estadual Matheus Cadorin (Novo), alcançou mais de 26 mil votos catarinenses.


Por Cristiane Faustino Publicado 24/10/2023 às 08h07
Renal Vida de Rio do Sul é contemplada pelo Projeto “Você Decide”
Foto: Redação GCD

Mais de 26 mil catarinenses votaram no projeto “Você Decide: Seu Imposto, Sua Escolha”, do deputado estadual Matheus Cadorin (Novo). Entre os 16 projetos contemplados, o da Renal Vida de Rio do Sul, que em 2024 vai receber R$250 mil de emendas impositivas.

Em menos de um mês, foram 246 projetos inscritos, de mais de 80 municípios do estado. Destes, 30 foram pré-selecionados para a etapa de votação, que culminou na escolha dos 16 projetos mais ranqueados pela comunidade.

Para o parlamentar, o “Você Decide” foi a forma mais transparente e técnica para a distribuição das emendas. Uma iniciativa inédita no Brasil, de edital e votação aberta dos melhores projetos apresentados,  onde os recursos dos impostos retornam à comunidade. “O nosso intuito era poder oportunizar que projetos vindos do estado inteiro tivessem a chance de serem contemplados com essas emendas, que afinal de contas são impostos. Uma comissão técnica avaliou através de critérios objetivos, como por exemplo, recurso solicitado e projeto apresentado e impacto que isso daria na quantidade de pessoas atendidas. Além disso, o legado que esse projeto deixaria para aquela cidade ou região, se aquilo ia ser uma aplicação única ou se ia durar por muitos anos”, explica.

Renal Vida de Rio do Sul está entre as entidades mais votadas

Entre as entidades mais votadas, a Renal Vida de Rio do Sul, em 13º lugar, com 1.097 votos. O diretor da Associação, Drº Leontino Ribeiro Neto, comemora a vinda do recurso e adianta que o valor de R$250 mil será revertido no custeio de insumos para os procedimentos de hemodiálise, diálise peritoneal e transplantes. “Realmente são emendas que trazem oxigênio para a nossa capacidade de atendimento. Principalmente, esse dinheiro vai vir para a gente comprar insumos para hemodiálise e materiais em geral”, conta.

A entrega dos recursos às entidades será feita pelo deputado estadual, com agenda ainda a ser divulgada. Uma iniciativa inédita no Brasil e que deve ser replicada por mais parlamentares no decorrer dos anos. “Iniciamos os trâmites burocráticos para que a gente possa indicar ao Governo do Estado essas instituições. Vai ser feita uma coleta de informações documentais com eles e nós vamos pessoalmente entregar um certificado de recebimento desse recurso para essas entidades espalhadas pelo estado. Além disso, deputados de outros partidos, vereadores, deputados federais também já anunciaram que vão repetir o sucesso em seus estados. Por fim, isso nos deixa mais felizes, mostrar que boas ações têm repercussão e podem ser replicadas no Brasil”, finaliza.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store