Reforma da UPA de Rio do Sul revela problemas estruturais e amplia dimensão da obra
Unidade passa pela primeira grande reforma, com expectativa de conclusão em até 90 dias

O que seria apenas a troca do piso e pequenas melhorias se transformou na primeira grande reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio do Sul. Os trabalhos seguem em andamento, enquanto o atendimento provisório ocorre junto ao Hospital Samária. A previsão é que as obras sejam concluídas em até 90 dias.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Vazamentos de oxigênio e rachaduras mudaram o rumo da obra
De acordo com o secretário de Saúde Cláudio Azevedo, problemas estruturais não previstos no início da reforma surgiram durante a execução dos serviços.
Nossas intenções nem eram desse tamanho, essa reforma. Mas a gente vai mexendo, vai verificando o que aparece e identifica que precisa ser feito mais do que aquilo que projetamos. Mas, o principal, que é o piso, o piso hospitalar em parceria com a Unidavi, isso está sendo feito e vai ser feito. E o que foi aparecendo no decorrer desse processo foram paredes, oxigênio vazando que fizemos um reparo no oxigênio, o vácuo, isso foi feito, está 100 % solucionado. Diga-se de passagem, há muitos anos estávamos perdendo o oxigênio e agora a gente conseguiu buscar esses vazamentos, consertar esses, fazer esses reparos e agora o oxigênio está inclusive já pronto para receber os nossos pacientes
disse Azevedo.
Prazo inicial de 90 dias está mantido
Apesar dos imprevistos, houve a manutenção do cronograma original. Azevedo explicou que a equipe se antecipou aos problemas mais aparentes e segue monitorando eventuais pontos críticos.
A expectativa que demos para 90 dias já é uma expectativa longa. Então a gente jogou lá na frente. Esperamos acabar dentro do prazo, inclusive até com o prazo um pouco mais reduzido. Os problemas aparentes já apareceram, a gente já conseguiu verificar. Pode acontecer, numa mexida ou outra ali, que apareça algum outro, algum ponto mais específico, mas também nada mais agora que vá criar um prazo mais extensivo do que programamos, não
afirmou Azevedo.
Reforma da UPA de Rio do Sul: estrutura antiga exigia atenção mais profunda
Por fim, a reforma revelou que alguns locais da UPA apresentavam rebocos com espessura equivalente a meio tijolo, o que reforçou a necessidade de uma intervenção mais ampla. Para Azevedo, essa é uma oportunidade única de realizar uma obra completa, já que interromper novamente os atendimentos seria ainda mais difícil no futuro.
Ouça abaixo a reportagem completa sobre a reforma da UPA: