Reclamações contra a Celesc aumentam em Rio do Sul por falhas na cobrança
Faturas com valores elevados e ausência de leitura de consumo estão entre os principais problemas relatados

Crescem as reclamações sobre os serviços da Celesc em Rio do Sul. Entre os principais problemas relatados estão a falta de emissão das faturas, contas com valores excessivamente altos e ausência da leitura real do consumo nas residências.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Conforme o diretor do Procon de Rio do Sul, Osmar Henschel, para registrar a queixa adequadamente, o consumidor precisa apresentar documentos que comprovem a irregularidade. Faturas antigas de energia, por exemplo, podem ser utilizadas para comparar valores e demonstrar possíveis falhas. A orientação inicial é para os consumidores buscarem esclarecimentos com a Celesc.
Procure a Celesc porque a Celesc tem todas as suas informações. Se foi feita a leitura, se não foi feita a leitura, eles têm tudo no sistema, o que está acontecendo. Inclusive, se você observar, na sua fatura vai constar em cima se o leiturista conseguiu ou não fazer a leitura. Muitas vezes ele tem empecilhos. O visor do relógio, o relógio está dentro do cercado que o cachorro não permite que ele entre. Mas alguma irregularidade acontece. Então procurem, num primeiro momento, fazer o contato com a Celesc para fazer a sua verificação e procurar fazer a solução
detalha Henschel.
Procon tenta mediação antes de ação judicial sobre as reclamações contra a Celesc
Caso o problema não seja resolvido diretamente com a Celesc, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) atua na tentativa de solução administrativa, incluindo a realização de audiências, como detalha Henschel.
Não solucionando, estamos abertos, lembrando que o Procon atende na esfera administrativa até a audiência final. Se nós não conseguirmos resolver em termos de audiência, a gente encaminha para a justiça. Temos a parceria com o NPJ da Unidavi e da Uniasselvi que nos auxiliam, para as pessoas mais necessitadas, com mais eficiência, mas estamos à disposição para resolver
explicou Henschel.
A equipe tentou contato com a gerência regional da Celesc de Rio do Sul, mas não recebeu retorno até o fechamento da matéria.
Ouça abaixo a reportagem completa sobre as reclamações contra a Celesc: