Protalent premia soluções inovadoras de estudantes em Rio do Sul
Programa desafia estudantes a resolver problemas reais das empresas locais; Senai se destacou com cinco soluções inovadoras
Nesta semana, aconteceu a premiação das equipes que tiveram projetos reconhecidos na primeira edição do programa Protalent, em Rio do Sul. A iniciativa, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), vinculado à Fiesc, visa conectar estudantes de graduação, ensino técnico e aprendizagem industrial às indústrias da região do Alto Vale.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Durante três meses, os participantes enfrentaram o desafio de resolver problemas reais apresentados pelas empresas, aplicando seus conhecimentos teóricos em situações práticas e inovadoras. O Especialista Protalent do IEL, Angelo Rodrigo Cé, afirma que o Protalent é uma ponte entre instituições de ensino e o mercado industrial.
É uma forma de integrar os sistemas de ensino com as indústrias. Então a gente pega os desafios, que muitas vezes as indústrias acabam não tendo tempo para correr atrás disso. A gente pega esses desafios e leva para as instituições de ensino. Os alunos têm garra para buscar soluções novas, eles estão no fervor da sua juventude, então eles estão querendo resolver o problema. E é muito legal que eles têm essa conexão com o mercado do trabalho real
disse Angelo.
A primeira edição do programa contou com cinco empresas participantes: Bovenau, Folini Têxtil, Ical, Rioar e Riosulense. Elas trouxeram nove desafios e houve a formação de 16 equipes para desenvolver soluções, como explica Cé.
Nesse primeiro programa, a gente teve cinco empresas participantes que abraçaram o programa, que acreditaram no potencial dos nossos jovens talentos. Dessas cinco empresas conseguimos elencar nove desafios, e esses nove desafios foram 16 equipes das instituições de ensino elencadas para resolver, para buscar soluções. Então nesse evento a gente fez uma celebração apenas da equipe que trouxe a solução mais inovadora, mais tecnológica, a solução que funcionasse
explicou Angelo.
Três instituições de ensino tiveram os projetos reconhecidos: um do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), três do Instituto Federal Catarinense (IFC), e cinco do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A cerimônia de premiação reconheceu as equipes que apresentaram soluções mais inovadoras e tecnológicas.
Apesar de não haver recompensa em dinheiro, houve a entrega de troféus e brindes em sinal de agradecimento e incentivo. Além disso, algumas empresas demonstraram interesse em continuar desenvolvendo as ideias apresentadas durante o programa.
O Especialista Protalent do IEL lembra ainda que o sucesso desta edição já impulsiona o planejamento de um novo ciclo para 2025, com expectativa de ampliar a participação de empresas e instituições de toda a região do Alto Vale.
A gente já está planejando o próximo Protalent para o início de 2025. Então nesse próximo a gente vai trazer mais empresas, mais instituições em si. Já estamos em contato com outras aqui do Alto Vale. A gente não se atende só a Rio do Sul, a gente está no Alto Vale inteiro
concluiu Angelo.
Ouça a reportagem completa abaixo: