Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de junho de 2025 Rio do Sul

Projeto quer disponibilizar embarcações para associações de bairros


Por Cristiane Faustino Publicado 08/12/2023 às 06h31
Projeto visa disponibilizar bateiras para associações de bairros
Foto: Redação GCD

Durante o período de cheias, a demanda por assistência ultrapassa a capacidade operacional da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Com isso, um projeto de lei em tramitação na câmara de vereadores de Rio do Sul cogita disponibilizar embarcações para as associações de moradores. De autoria do vereador, Thyago Melo, o projeto visa disponibilizar embarcações do tipo “bateira” para as associações de bairros mais vulneráveis às cheias dos rios. Buscando assim, aprimorar a capacidade de resposta em situações críticas da enchente.

O vereador explica como surgiu o projeto. “Surgiu de uma demanda exatamente no momento das enchentes. Em uma das nossas operações para servir a comunidade, de levar mantimentos, alimentação para o pessoal que estava ilhado em uma determinada localidade. Esse projeto trata da Defesa Civil, disponibilizar bateiras para as associações de bairros”, conta.

O projeto prevê que as associações dos bairros serão responsáveis pela guarda, conservação e utilização das embarcações. De acordo com Thyago a Defesa Civil promoverá os treinamentos periódicos para os membros das associações.  “Nós sabemos que existe um risco sobre isso, então a Defesa Civil fica com responsabilidade desse treinamento”, explica.

Os equipamentos vão ser adquiridos por emendas parlamentares e disponibilizados para as associações, como comenta o vereador. “Nós já mapeamos mais ou menos as áreas ou os bairros que são mais vulneráveis, que pegam rapidamente cheias. Em conversa com a Defesa Civil, passando esse projeto, nós vamos ampliar esse mapa, fazer um estudo mais aprofundado e fazer o pedido desse recurso”, comenta. O projeto segue para aprovação da Câmara.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store