Projeto Golfinho inicia nos dias 17 e 18 em Rio do Sul

“Água no umbigo: Sinal de Perigo”. Esse é o lema do Projeto Golfinho, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A iniciativa, que acontece anualmente no estado e durante a temporada de verão, tem como principal objetivo a prevenção de afogamentos em praias, piscinas e lagoas. As vagas em Rio do Sul são limitadas e destinadas às crianças de 7 a 11, que ainda não participaram do projeto.
A soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul e instrutora do projeto, Raquel Baade, conta que a ação teve seu pontapé inicial em 1998, e já formou mais de 45 mil crianças. Ela detalha a iniciativa. “É um programa de conscientização e prevenção sobre os perigos nos ambientes aquáticos, cidadania e meio ambiente. Ele busca educar o público infanto-juvenil de forma lúdica sobre os riscos e a utilização segura das praias, rios, lagoas e piscinas. O projeto é totalmente gratuito”, conta.
Além do aprendizado, as crianças também recebem o material didático, regata e boné do projeto Golfinho. Raquel comenta que não é necessário saber nadar, visto que a iniciativa busca a prevenção de afogamentos e não a prática em si. As inscrições já foram encerradas e as aulas iniciam nos dias 17 e 18, das 8h30 às 11h e das 15h às 17h30. “Em Rio do Sul, o projeto Golfinho vai acontecer no Esporte Clube Concórdia. Então, a gente vai ter uma turma no matutino e uma turma no vespertino e as inscrições para o Clube Concórdia já se encerraram, as vagas são limitadas de 25 crianças por turma”, relata.
Nova turma
No entanto, aquelas crianças que não conseguiram garantir as vagas para o projeto, ainda têm a oportunidade de fazer a inscrição. “Portanto, nos dias 24 e 25 de janeiro, a gente também vai estar fazendo um projeto Golfinho no Parque Aquático P33. Além disso, serão também duas turmas, uma matutina e uma vespertina, com vagas limitadas a 25 crianças por turma. As inscrições para o projeto ainda não foram abertas, mas o link vai ser divulgado no nosso Instagram, @cbmsc.riodosul. Então, fique de olho nas nossas redes sociais para não perder a inscrição do próximo projeto”, explica.
Por fim, a divulgação dos inscritos será realizada na segunda-feira, 15, por contato via e-mail ou WhatsApp.