Projeto Golfinho dos bombeiros forma 50 crianças nesta quinta-feira
Todos devidamente uniformizados e atentos às orientações dos bombeiros. Assim foi a realização do Projeto Golfinho em Rio do Sul, que teve início nesta quarta-feira, 17, e que segue até na quinta-feira, 18, no Esporte Clube Concórdia. A iniciativa é gratuita e voltada para crianças de 7 a 11 anos, que ainda não participaram do projeto, com aulas nos períodos da manhã e da tarde.
A instrutora, Raquel Baade conta que a ação busca formar 50 crianças. Com a teoria aliada à prática e voltada principalmente à prevenção de afogamentos em piscinas, lagoas e cachoeiras. “Passar a teoria, ensinar para as crianças os perigos do meio aquático, como o comportamento delas deve ser na praia, diante das bandeiras. Além disso, os riscos na piscina também, que o maior índice de afogamento a gente tem em água doce”, explica.
Após as instruções, os bombeiros levam as crianças até a piscina para que elas possam acompanhar como é feito o resgate de uma pessoa que acabou de se afogar. Raquel destaca a responsabilidade de estar à frente do projeto na cidade e a satisfação de ver o sorriso estampado no rosto de cada um dos participantes. “A gente sabe da responsabilidade, que é trabalhar com crianças. Mas, é muito gratificante ter esse carinho delas, ter essa alegria, então, é sempre muito bom trabalhar com eles”, relata.
E o momento mais aguardado chegou. Hora de se refrescar e curtir a piscina com os novos amigos. E será que essa turminha gostou de participar do Projeto Golfinho? A Valentina tem oito anos e adorou a iniciativa. “Aqui é o máximo, eu amei tudo”.
Novas vagas
As crianças que não conseguiram garantir as vagas no projeto têm a oportunidade de fazer a inscrição no link, que vai ser divulgado no perfil do Instagram do Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul. As aulas iniciam nos dias 24 e 25, no Parque Aquático P33. “As inscrições vamos divulgar na sexta-feira nas nossas redes sociais e a gente disponibiliza o link para os pais fazerem as inscrições. Lembrando que o limite é 25 crianças por turma e a gente dá prioridade para as crianças que nunca participaram do projeto”.
Ao final do curso, as crianças recebem o certificado de conclusão. Então, não se esqueça. “Água no umbigo, sinal de perigo”.