Projeto do Contorno Viário de Rio do Sul deve ser retomado com previsão de entrega em 2025
Paralisado desde 2019, estudo terá continuidade após autorização do Governo de SC
O projeto do Contorno Viário de Rio do Sul, interrompido desde 2019, será retomado pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) de Santa Catarina, conforme anunciado pelo secretário Jerry Comper nesta sexta-feira (01).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O governador Jorginho Mello, autorizou a continuidade da obra, segundo informou o secretário. O prefeito eleito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, reforça a relevância do Contorno Viário para o desenvolvimento urbano e econômico da cidade.
No nosso Projeto de Cidade de Desenvolvimento em Rio de Sul, um dos eixos principais é o contorno viário, ligando a SC 350 a BR 470. Nós criaremos com certeza naquela região um novo polo de desenvolvimento. Como tem sido nesse momento, eu sempre cito com o contorno de Florianópolis isso. Se o Estado, se os municípios levam a infraestrutura, automaticamente a região cresce como um todo, seja na questão industrial, seja na questão de loteamento, seja na questão de projetos de desenvolvimento econômico, que nós precisamos de um novo eixo de desenvolvimento numa parte alta da cidade, porque a cidade nossa sofre com essa questão das enchentes
disse Pereira.
A proposta, que inicialmente teve início em 2017, contava com 55% de execução antes da paralisação. Segundo Comper, o objetivo agora é concluir os 45% restantes, com atualizações nas áreas já executadas. A previsão de entrega do projeto é para o segundo semestre de 2025.
E agora, o governador autorizou nós darmos continuidade nesse projeto. Projeto do nosso contorno viário, então só praticamente 8 km. Um projeto já praticamente 55% executado, faltando 45. Então nós vamos terminar os 45 com a atualização dos 55, para que a gente possa melhorar e trazer. É sobre importantíssimo. Entregamos no segundo semestre de 2025, onde depois nós temos o projeto pronto, aí sim é uma força muito grande de todos nós de convencermos o nosso governador a autorizar a licitação dessa obra
informou Comper.
Pereira ainda ressalta que o traçado planejado do contorno viário terá baixo impacto social, já que o percurso atravessa, em grande parte, áreas não edificadas, reduzindo a necessidade de desapropriações e indenizações.
E o traçado hoje, ele basicamente não tem indenizações nenhuma de edificações. Quando é terra nua, apenas indenização de terras nuas, além de ser um valor mais baixo, ele também não cria nenhum aspecto social disso, cria um aspecto social muito menor que toda a obra de infraestrutura causa nisso na comunidade. Então esse trajeto levou em consideração também isso
concluiu Pereira.
A previsão do trajeto para o Contorno Viário prevê o início na cidade de Aurora, passando por Rio do Sul até alcançar o entroncamento com a BR-470, no bairro Barra do Trombudo. Além disso, o percurso totaliza cerca de 8 km e poderá sofrer ajustes durante a execução.
Ouça a reportagem completa abaixo: