PRF emite 10 notificações por irregularidades em ônibus que transportam alunos do Colégio Dalfovo
Fiscalização na BR‑470 flagra lotação excessiva, falta de cintos e sinalização irregular em Rio do Sul

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou fiscalizações na BR‑470, em Rio do Sul, após denúncias sobre o transporte de estudantes da escola Alfredo Dalfovo até a Uniasselvi. Nas operações realizadas nos dias 24 e 25 de junho, foram registradas diversas irregularidades em ônibus escolares, com 10 autos de infração lavrados.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Irregularidades nos ônibus de alunos do Dalfovo
Entre os problemas identificados estão:
- Excesso de lotação, com crianças em pé;
- Ausência de cinto de segurança nos bancos;
- Falta de sinalização obrigatória de transporte escolar;
- Para-brisa trincado, indicando mau estado de conservação;
- Tacógrafo com erro, instrumento essencial para controle de jornada de motoristas.
Providências adotadas
As crianças que excediam a capacidade máxima nos veículos acabaram transferidas para outros ônibus, todos devidamente equipados com cintos de segurança e assentos adequados. Além disso, nos veículos que apresentaram irregularidades, foi concedido um prazo para correção dos problemas que não puderam ser resolvidos na hora da fiscalização.
Contexto da fiscalização
A fiscalização se deu após a transferência temporária dos alunos do Colégio Alfredo Dalfovo, localizado no bairro Budag, para as dependências da Uniasselvi, devido à interdição da escola para obras de ampliação. A PRF, portanto, explicou que redobraram a atenção precisamente por envolver o transporte escolar em uma rota frequentada por crianças.
O sindicato alerta que a fiscalização continuará. Além disso, a PRF reforça que o transporte escolar deve seguir rigorosamente as normas de segurança, sinalização e lotação previamente regulamentadas.
Por fim, na fiscalização realizada na manhã desta quinta-feira (26) não havia excesso de lotação e todas as crianças estavam com cinto de segurança.
Parabéns pela fiscalização.
Ótimo trabalho. Quando falamos de criança, falamos de segurança e de serviços sérios. Parabéns pela fiscalização.