Prefeitura quer regularizar publicidade externa em Rio do Sul
Prefeitura quer regularizar publicidade externa em Rio do Sul. A definição das regras é algo que consta no plano diretor municipal. O objetivo é reduzir a poluição visual causada por peças publicitárias na cidade.
Rio do Sul retomou a discussão sobre a regulamentação de publicidade externa, que são os anúncios por outdoors, painéis e letreiros. O plano diretor do município prevê regras para esse tipo de propaganda, definições que nunca foram colocadas em prática. O assunto foi pauta da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, (Codensul).
De acordo com o consultor da entidade Cleber Stassun, o objetivo é estabelecer regras para o setor . Além disso, reduzir a concentração de painéis publicitários nas ruas da Capital do Alto Vale. “Esse é um tema que desde que o Plano Diretor está vigente. Desde 2006, já discutiram algumas propostas para isso, mas elas não avançaram. Além disso, o Codensul está preocupado com essa situação do nosso contexto. Principalmente, da poluição visual no município, da forma que interfere nos elementos da paisagem urbana, nos pontos turísticos, na sinalização de trânsito, enfim. Vamos fazer um mapeamento de publicidade externa”, ressalta.
Regularizar publicidade externa como grandes cidades
A meta do Codensul é seguir o exemplo de cidades que já definiram a legislação sobre publicidade externa. O programa Cidade Limpa é um dos grandes exemplos, implantados em São Paulo para reduzir a poluição visual causada por peças publicitárias. “Então, São Paulo na época proibiu esse tipo de dispositivo, não é a intenção que temos para Rio do Sul, no primeiro momento. Hoje em muitos casos a gente já não enxerga alguns prédios, não temos mais a condição de tirar uma boa foto de um ponto turístico. Vemos em alguns pontos árvores sendo suprimidas para dar lugares a placas”, revela.
Definir as regras sobre a publicidade externa em Rio do Sul seria uma medida também para evitar o uso desenfreado desse tipo de propaganda. “Portanto, percebemos que é uma proliferação, e sem qualquer tipo de regulamentação e fiscalização. A prefeitura quer regularizar publicidade externa, mas tem dificuldade de coibir pela ausência de uma regulamentação. Mas entendemos que em alguns pontos, a falta de fiscalização também contribui. Porque em uma área de preservação permanente você não poderia ter permissão de ter placa”, finaliza.