Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de julho de 2025 Rio do Sul

Prefeitura de Rio do Sul terá que prestar contas sobre uso do Aeroporto Helmuth Baumgarten por Aeroclube

MP pede lista de atividades autorizadas e resultados sociais das ações desenvolvidas ao longo de cinco décadas


Por GCD Publicado 16/06/2025 às 09h34
nova-apuração-ministério-público
5ª Promotoria de Justiça de Rio do Sul determinou que o município preste esclarecimentos sobre quais atividades o aeroclube está autorizado a realizar na área do aeroporto que foi colocada à sua disposição. Foto: divulgação

Segue em andamento a nova apuração do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para verificar a regularidade do Projeto de Lei Ordinária nº 34/2025, que propõe declarar o Aeroclube de Planadores de Rio do Sul como Patrimônio Histórico, Cultural e Esportivo Imaterial. A proposta ainda garante uso gratuito do Aeroporto Helmuth Baumgarten, localizado em Lontras.

Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Nova apuração do Ministério Público sobre o Aeroporto Helmuth Baumgarten: promotoria pede esclarecimentos à Prefeitura

Como parte do procedimento, a 5ª Promotoria de Justiça de Rio do Sul determinou que o município preste esclarecimentos sobre quais atividades o aeroclube está autorizado a realizar na área do aeroporto que foi colocada à sua disposição. Também deverá informar quais dessas ações geraram benefícios concretos à população de Rio do Sul ao longo de mais de 50 anos de existência da entidade.

Reunião com autor do projeto

Como parte das diligências, a promotoria realizou uma reunião com o vereador Ricardo Pinheiro (PSD), autor do projeto. O encontro, realizado no dia 06 de junho, ocorreu no âmbito da Notícia de Fato nº 01.2025.00026449-4, instaurada após o arquivamento de uma apuração anterior sobre texto semelhante.

Projeto de Lei prevê programa de valorização

A proposta em tramitação na Câmara de Vereadores também cria um Programa de Conservação e Valorização do Aeroclube, que poderá receber recursos públicos e privados. Entre as contrapartidas, estão visitas guiadas para estudantes da rede municipal, assim como, bolsas para cursos de piloto de planador e atividades educativas.

Posicionamento do Codensul sobre a nova apuração do Ministério Público

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul (Codensul) solicitou à Câmara que aguarde parecer técnico antes de votar a proposta. O conselho coordena atualmente um plano de melhorias para o aeroporto, com foco em segurança, certificações e gestão.

Parecer da Procuradoria é favorável

A Procuradoria Jurídica da Câmara emitiu parecer favorável quanto à legalidade e à constitucionalidade do projeto, mas destacou que o reconhecimento como patrimônio imaterial deve ocorrer por ato administrativo, conforme a legislação federal. Por isso, o projeto pode funcionar como medida provisória de proteção. O texto segue para análise de três comissões permanentes antes de ser votado em plenário.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store