Prefeito de Rio do Sul protocola pedido de recursos estaduais para limpeza de ribeirões
O objetivo é somar esforços com as obras do governo estadual para mitigar os danos causados pelas cheias

O desassoreamento do rio Itajaí-Açu, uma das principais ações de mitigação de cheias no Alto Vale, alcançou 50% dos 8,2 quilômetros previstos em Rio do Sul. O total do investimento é de R$16 milhões. Além disso, outras iniciativas estão em andamento, como a manutenção das barragens e limpeza de ribeirões, que tem o objetivo de ampliar a capacidade de controle das enchentes.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Prefeito de Rio do Sul ressalta investimentos locais para limpeza de ribeirões
Dentre as iniciativas previstas para a capital do Alto Vale, o prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, destaca que a limpeza dos ribeirões no município é essencial para complementar os esforços estaduais. Por isso, ele protocolou e entregou ao governador Jorginho Mello o pedido para liberação de recursos.
Nós temos um caminho bem traçado isso, que são a limpeza dos ribeirões e dos riachos. Eu já protocolei e entreguei pessoalmente também pro governador a liberação de um recurso, para que nós começamos isso de imediato, a limpeza dos ribeirões, mas começar e terminar. Não queremos começar e daqui a pouco o maquinário vai embora, aquela história que não serve pra mim isso. Quero começar e terminar. Esse é um ponto fundamental
explicou Pereira.
Obras no rio Itajaí-Açu alcançam 73% a uma semana de encerramento do contrato prorrogado
Pereira destaca a importância dos recursos que o convênio com a Casan destina ao município, equivalente a 5% da receita bruta. O município utiliza esse repasse, de aproximadamente R$ 250 mil mensais, em obras de drenagem e macrodrenagem.
E o outro ponto é a questão das drenagens e a questão das macrodrenagens. Isso nós vamos conseguir resolver, eu tenho certeza disso, com os recursos do convênio da Casam, que eu já frisei isso e as outras oportunidades, e que a Casam tem que repassar mensalmente, conforme a lei do saneamento básico, 5% da sua receita bruta para o município de Rio de Sul mensalmente. Isso representa algo em torno hoje de 250 mil reais a mês, para investir todo mês em drenagem e macrodrenagem. Então o município vai atuar fortemente nesses dois aspectos para se somar às obras do Estado e nós conseguirmos efetivamente mitigar as cheias
finalizou Pereira.
O prefeito afirma que o objetivo é somar esforços com as obras do estado para reduzir os danos causados pelas cheias. Além disso, Manoel também destaca a importância de garantir maior segurança à população.
Ouça a reportagem completa abaixo: