Prazo para reparos na iluminação pública é de até 10 dias em Rio do Sul
Moradores podem solicitar serviços via WhatsApp, telefone ou site da prefeitura
Embora seja um serviço essencial, a população por vezes precisa fazer múltiplas solicitações para sejam realizados reparos na iluminação pública, em Rio do Sul. No entanto, de acordo com Vinicius de Souza, chefe da divisão de gestão de serviços essenciais do município, o prazo atual para a resolução de problemas de iluminação é de até 10 dias, geralmente.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Ele enfatiza que não é comum que moradores precisem registrar mais de um protocolo para resolver uma única questão.
Menos de 5% das solicitações de iluminação pública são provenientes de protocolos
afirmou Souza.
Para facilitar o acesso da população ao serviço, as solicitações de reparos na iluminação pública acontecerão feitas de três maneiras. O canal mais eficiente, segundo Souza, é o envio de mensagem via WhatsApp para o número (47) 99119-2121. Além disso, a população pode ligar para o telefone 3531-1200 ou registrar um pedido diretamente no site da prefeitura.
Após receber uma solicitação, a equipe responsável insere o pedido em uma planilha de cronograma de manutenções, estabelecendo uma ordem de prioridade. Situações que afetam várias luminárias em sequência, ruas inteiras ou locais de serviço público, como escolas, creches, pontos de ônibus, parques e praças, são classificadas como chamados urgentes.
Souza explica que, logo após o registro, o setor acompanha o andamento dos reparos para garantir que aconteçam em um prazo razoável. Inspeções noturnas também acontecerão por amostragem para verificar a qualidade da execução dos serviços.
Atualmente, cerca de 50 solicitações de reparos de iluminação estão em aberto na cidade.
Vandalismo e manutenção
O vandalismo é um dos problemas enfrentados na manutenção da iluminação pública em Rio do Sul, especialmente o furto de cabos.
O principal problema é o furto de cabos em pontes, parques e praças, além da quebra de lâmpadas
explica Souza.
Ele ressalta que esses incidentes ocorrem tanto na região central quanto em bairros mais distantes, sem uma área específica que concentre os casos.
Por fim, o momento, a maior demanda do setor é a substituição de luminárias apagadas, com trocas de reatores, relés ou lâmpadas. Em comparação, a troca de luminárias LED e a substituição de fiação são menos frequentes.