Pontes pênseis poderão ser substituídas por pontes de concreto

Devido às enchentes em sequência que Rio do Sul enfrentou desde o dia 4 de outubro, pelo menos 11 mil pessoas foram desalojadas e mais de 300 ruas foram inundadas. A prefeitura de Rio do Sul contabiliza os prejuízos causados pelas cheias, para buscar junto ao governo federal, estadual, entidades e bancos, recursos para este momento de reconstrução.
Comércio, residências, estradas e as pontes do município também foram afetadas. A expectativa do prefeito do município, José Thomé, é que as pontes pênseis sejam substituídas por pontes de concreto. “Pontes pênseis demandam manutenção constante, muito maior do que uma ponte de concreto. E nós estamos com duas pontes que apresentaram problemas bem pontuais, que é a ponte atrás da Unidavi que liga com ao bairro Canta Galo. Além disso, temos a ponte que liga o bairro Barragem à BR 470”, conta.
Outro problema apresentado pelas pontes pênseis é a dificuldade em encontrar empresas especializadas para realizar a manutenção, como explica Thomé. “Nós ficamos um longo período com a ponte do Bairro Barragem, em processo de licitação. Porque não tínhamos empresa especializada para fazer a execução da obra de manutenção. Ela ficou pronta faz alguns meses e agora foi totalmente danificada pelas cheias. Então a intenção nossa é fazer uma ponte com um arco mais elevado para que ela fique fora da cota de inundação”, ressalta.
De acordo com o prefeito, os projetos de engenharia para a troca das pontes ficaram prontos no final do mês. “O projeto de uma ponte é muito mais complexo do que você fazer de uma casa, porque são questões específicas como solo e largura do rio. Então, é muito importante que as pessoas entendam esse que leva tempo até tudo ficar pronto”, finaliza.
As pontes que ligam o Bairro Navegantes ao Bremer. E a ponte que liga o Bairro Itoupava ao Bremer; não foram mencionadas!!! Porque será??????