Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Ponte da Ximbica deve receber melhorias para evitar alagamentos em Rio do Sul

Prefeitura Municipal planeja desassoreamento e levantamento da ponte


Por GCD Publicado 08/07/2024 às 18h34
Ponte da Ximbica deve receber melhorias para evitar alagamentos em Rio do Sul
Ponte da Ximbica deve receber melhorias para evitar alagamentos em Rio do Sul – Foto: Guarda Municipal de Rio do Sul

A ponte da rua Wenceslau Borini, também conhecida como “Ponte da Ximbica”, no bairro Canoas, em Rio do Sul, deve receber melhorias. O objetivo é diminuir assim os constantes alagamentos que acontecem nas proximidades quando o volume de água aumenta.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

O coordenador interino da Defesa Civil, James Rides da Silva, comenta que existe uma reação diferente de alagamento na Ponte da Ximbica, independente do nível do rio Itajaí-Açu.

“Já é notório, em algumas situações de levantamento de dados. A gente perceber que independente do volume da água do rio Itajaí-Açu há uma reação sempre diferente do alagamento a ponte da Ximbica. Às vezes, o está cheio e não há alagamento, enquanto outras vezes, com menor volume de água, a ponte da Ximbica já está alagada. Isso ocorre porque, quando desemboca no Rio Itajaí, a água do Ribeirão da Ximbica compete com a do Rio Itajaí, afetando o alagamento da área, dependendo do volume de chuva e da subida do rio”, ressalta.

LEIA TAMBÉM

Desassoreamento e levantamento da ponte

A Prefeitura Municipal deve realizar o desassoreamento do ribeirão e também o levantamento da ponte. Conforme Rides, o intuito é de que o trânsito não seja interrompido até que o nível do rio Itajaí-Açu chegue em torno de 8 metros.

“Para fazer uma boa limpeza no Ribeirão Ximbica, é necessário desassorear e ajustar sua saída de forma diagonal ao rio. Assim, quando o Rio Itajaí-Açu subir, ele puxa a água do Ribeirão através do fenômeno de arrastamento, escoando a água da Ximbica mais rapidamente. A ponte atual, que consiste em dois bueiros e uma área de concreto, pode ser melhorada. Elevando assim a ponte entre 1m e 1,5m, na área onde hoje fica a pista de skate, evitaríamos interrupções causadas por enchentes de pequeno porte, reduzindo transtornos para o trânsito no bairro Canta Galo e para quem acessa a localidade fundo, Canoas”, conta.

Por fim, com as fortes chuvas registradas no domingo, 07, a Ponte da Ximbica foi interrompida quando o nível do rio ficou próximo dos 7 metros. 

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store