Polícia Federal cumpre mandados da Operação Lesa Pátria em Rio do Sul
Ações da Polícia Federal ocorrem em Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina para identificar financiadores de atos violentos em Brasília
Rio do Sul voltou a ser alvo da Operação Lesa Pátria nesta quinta-feira, 20. Ao todo, no país estão sendo cumpridos 27 mandados judiciais referentes a 28ª fase da operação. Os mandados judiciais estão ocorrendo em Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, incluindo a cidade de Rio do Sul. No Médio Vale, a operação compreende dois mandados em Blumenau e um em Gaspar. Entretanto, as autoridades ainda mantêm em sigilo as identidades dos investigados em Santa Catarina.
A Polícia Federal deflagrou a ação visando identificar pessoas que financiaram e fomentaram os eventos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Portanto, na ocasião, aconteceu a invasão do Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, resultando em violência e danos generalizados contra imóveis, móveis e objetos dessas instituições.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Mandados judiciais
Ao todo, estão sendo cumpridos 27 mandados judiciais, incluindo 15 mandados de busca e apreensão e 12 de busca pessoal, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal. As ações estão ocorrendo nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. No estado catarinense são 11 mandados de busca e apreensão e oito de busca pessoal. Além disso, houve a determinação da indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.
Estimativa dos danos
Os danos causados ao patrimônio público estão sendo apurados e podem chegar a R$40 milhões. Os fatos investigados incluem, então, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Continuidade das investigações
Assim, as investigações seguem em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.
LEIA TAMBÉM
- Defesa de moradora de Rio do Sul presa em atos irá recorrer para diminuir pena
- Rio do Sul volta a ser alvo da Operação Lesa Pátria da Polícia Federal
Operação anterior
No dia 06 de junho, os agentes da Polícia Federal já haviam realizado capturas referente a Operação Lesa Pátria na capital do Alto Vale. Na ocasião, a operação abrangeu 18 estados e o Distrito Federal, sendo ao menos sete alvos em Santa Catarina. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Blumenau, Indaial, Rio do Sul, Itajaí, além disso, Mafra e Balneário Camboriú.