Papa Francisco nomeia frei da Diocese de Rio do Sul como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus
Frei Samuel Ferreira de Lima, OFM, é atualmente mestre de noviços da Província Franciscana da Imaculada Conceição em Rodeio (SC)
O Papa Francisco nomeou, nesta segunda-feira (25), o frei Samuel Ferreira de Lima, OFM, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus (AM). O religioso, até então, prestou trabalhos como mestre de noviços da Província Franciscana da Imaculada Conceição em Rodeio (SC).
📲 Receba notícias da região do Alto Vale no WhatsApp
A nomeação atende a um pedido do arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Steiner. O bispo diocesano Dom Adalberto Donadelli Junior comemorou a notícia em um vídeo publicado nas redes sociais da Diocese de Rio do Sul.
Então Frei Samuel recebeu a notícia com alegria e tem ciência da missão que assumirá.
Esses 12 anos que vivi na cidade de Rodeio, me fazem sentir felicidade pela experiência adquirida e a vivência compartilhada com o povo de luta, um povo apaixonado por Jesus Cristo e pela busca de Deus muita intensa
afirmou frei Samuel.
O frei também agradece a todos por poder levar o evangelho como frade menor. Assim, a ordenação será no dia primeiro de fevereiro de 2025, às 16h, na Paróquia São Francisco de Assis em Rodeio (SC).
Trajetória de Frei Samuel Ferreira
Frei Samuel nasceu em 28 de maio de 1967, no Rio de Janeiro, e iniciou sua formação religiosa em 1986, no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP). Após o noviciado em Rodeio (SC), professou votos religiosos em 1989 e tornou-se franciscano definitivo em 1993.
Formado em Filosofia pela Universidade São Francisco (SP) e em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, Frei Samuel foi ordenado padre em 1996, em São João de Meriti (RJ). No mesmo ano, partiu para Angola, onde atuou como missionário por uma década, exercendo funções de capelão, bem como, professor de Filosofia e colaborador em diversas frentes pastorais.
Experiência pastoral e atuação recente
De volta ao Brasil em 2007, Frei Samuel desempenhou papéis como guardião, ecônomo, moderador de Evangelização Missionária e mestre de noviços. Em Rodeio, atuou como pároco da paróquia São Francisco, mestre de noviços e vigário da casa. Além disso, colaborou com a Ordem Franciscana Secular (OFS) e prestou assistência às Irmãs Clarissas.
Nos últimos anos, o religioso continuou sua missão em Rodeio, combinando responsabilidades administrativas e espirituais com a formação de novos franciscanos.
Ouça abaixo a fala de frei Samuel: