Pamplona Alimentos lança projeto ambiental em escolas de Rio do Sul
“Raízes do Amanhã” deve beneficiar mais de 900 alunos com ações educativas e doação de árvores

A Pamplona Alimentos deu início ao projeto socioambiental “Raízes do Amanhã”, com ações programadas ao longo de todo o ano letivo de 2025. A proposta visa ampliar a consciência ambiental entre crianças e adolescentes de Rio do Sul, por meio de atividades práticas e educativas.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O projeto será aplicado em duas escolas municipais: a Escola Frederico Navarro Lins, no bairro Barra do Trombudo, e o Centro Educacional Luiz Adelar Soldatelli (Ceplas), no bairro Barragem. Ao todo, 84 alunos do 6º ano participarão dos encontros em sala de aula e das visitas externas. Em setembro, todos os estudantes das duas instituições — um total de 945 alunos — receberão mudas de árvores.
Objetivo do projeto socioambiental é formar agentes de mudança
A diretora-presidente da Pamplona Alimentos, Irani Pamplona Peters, destacou a importância da iniciativa para a comunidade escolar.
Com o Raízes do Amanhã, queremos despertar o interesse dos alunos pelas questões ambientais e incentivá-los a se tornarem agentes de transformação. A proposta contribui para a formação de uma sociedade mais consciente e responsável
afirmou.
A ação, portanto, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, e propõe conteúdos como uso consciente da água, valorização da biodiversidade, reciclagem, compostagem e gestão de resíduos sólidos.
Atividades envolvem teoria e prática
O cronograma prevê sete encontros em sala de aula e duas visitas externas. As atividades serão interativas, com o uso de recursos visuais e maquetes para facilitar a compreensão dos conteúdos. Além disso, os alunos visitarão locais como o Jardim Botânico de Rio do Sul e a Associação Ambientalista Pimentão, onde poderão observar práticas de preservação ambiental de forma concreta.
Primeira ação do projeto socioambiental foi realizada em março
O primeiro encontro do projeto ocorreu no dia 31 de março, na Escola Frederico Navarro Lins. Na ocasião, o engenheiro ambiental da Pamplona, Jean Michel Prandini, conduziu a palestra de abertura, com foco na preservação dos recursos naturais, bem como, com incentivo a práticas sustentáveis.
Irani Pamplona Peters reforçou o papel da empresa em ações de responsabilidade social.
A Pamplona fortalece o vínculo com a comunidade escolar e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade. O Raízes do Amanhã é um passo importante na construção de um futuro melhor para todos
completou.
Sobre a Pamplona Alimentos
Fundada há 77 anos, a Pamplona Alimentos S.A. é uma empresa familiar especializada em carne suína. Está presente em 26 estados brasileiros e exporta cortes para diversos países habilitados. Seu portfólio conta com 14 linhas de produtos, incluindo carnes in natura e temperadas, linguiças, defumados, salames, queijos e fatiados.
A companhia detém as marcas Paraná, Rio Sul e Saudável e, além disso, conta com mais de 3,6 mil colaboradores. Desse modo, investe continuamente em inovação, modernização de processos e qualidade dos produtos.