Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de julho de 2025 Rio do Sul

Pais são contra o fechamento do CE Daniel Maschio de Rio do Sul


Por Cristiane Faustino Publicado 11/01/2024 às 15h39
Pais são contra o fechamento do CE Daniel Maschio de Rio do Sul
Foto: Dina da Cruz

Em novembro, após as fortes cheias que atingiram a região, algumas unidades de educação foram afetadas. Como é o caso do CE Daniel Maschio, na Barra da Itoupava em Rio do Sul. A escola foi desativada e diversos alunos foram remanejados para unidades no bairro Rainha, Valada Itoupava, Navegantes e Canta Galo.

Na manhã desta quinta-feira em entrevista ao Grupo de Comunicação Difusora (GCD), pais de alunos falaram sobre o fechamento da escola. O Daniel Maschio faz parte da comunidade e o bairro desenvolveu junto com o ensino. 

Um dos moradores da Barra da Itoupava, Aldo Fronza, comenta a importância da unidade para a comunidade. “Então, a escola é muito importante por causa da cultura. Além disso, acho que a cultura das famílias tradicionais aqui é bem diferente da cultura da escola maior. A escola maior você sabe que tem mais gente, mais problemas. Então, é bem diferente da nossa escolinha aqui. Essa escola, a gente luta por ela”, conta.

Ivan Busnardo, um dos pais e ex-estudante do Daniel Maschio, relata que a escola não apresenta problemas estruturais, só necessita de uma limpeza para as aulas serem retomadas. “Todo mundo sabe que o maior tesouro que a gente tem é a cultura e o ensino. Então por que fechar uma escola? Uma limpeza e voltar ao normal dos trabalhos. Não tem nenhum problema estrutural. Então, o que a gente quer? Queremos que continue a escola aqui. Hoje, se tirar a escola da comunidade, ela vai morrer”, enfatiza.

Alunos foram remanejados

A mãe de um dos alunos, Joelma Corrêa de Souza, explica que mesmo que seu filho tenha ido por um tempo provisório para outra unidade, a sua rematrícula está feita para o Daniel Maschio. “Em nenhum momento ninguém veio me dizer que o meu filho ia ficar em outra escola, que tem uma transferência para outra escola. Simplesmente assim foi, vamos levar em tempo provisório. A gente achando que eles iam limpar a escola como as demais, e em breve nossos filhos já estariam na escola deles, mas não. Hoje, já está praticamente começando as aulas. Nós pais, vamos arregaçar as mangas e vamos fazer isso para os nossos filhos”, relata.

Ivan ainda comenta que não houve resposta da prefeitura, mas que a comunidade está pleiteando a continuação de todos os trabalhos do CE. “Não teve diálogo, infelizmente, a gente esperou muito tempo por uma reunião. A gente quer esse diálogo. Mas, uma coisa a gente já quer deixar bem claro, a Daniel Maschio, não deve sair daqui”.

Por fim, nos dias 20 e 21, acontecerá a limpeza da parte externa da escola. E na terça-feira, 23, às 19h30 na Igreja Sagrado Coração de Jesus, próximo ao CE Daniel Maschio, será realizada a reunião com o executivo e a secretaria de educação. 

Prefeito se pronunciou

Em suas redes sociais o prefeito José Thomé se pronunciou sobre a retomada do CE Daniel Maschio, e garantiu que a unidade escolar não irá fechar.

“Comunidade Escolar, nossos amigos do Daniel Maschio. Estou aqui em Brasília essa semana, cumprindo uma série de agendas de trabalho por aqui, mas decidi gravar esse vídeo para tranquilizar vocês e dizer que o Daniel Maschio não irá fechar. A Secretária Janara e eu estamos trabalhando muito, construindo um planejamento de retomada dessa unidade, que é muito importante que tem uma história com a cidade, uma história com a Barra Itoupava, Itoupava, os bairros no entorno. Nós estamos trabalhando ao longo desses últimos meses para buscar recursos para que isso possa ser possível.

É claro que se nós tivéssemos tido, ao final do ano passado, a aprovação do financiamento na Câmara de Vereadores para recuperar não só o Daniel Maschio, mas uma série de outras escolas, cidades de saúde, estruturas públicas que foram atingidas, esse processo já estaria mais evoluído. Mas, para vocês que me conhecem, sabem que eu busco trabalhar incansavelmente para buscar outras alternativas e dar uma boa resposta para a comunidade. Inclusive, no próximo dia 23, às 19h30, a Secretária Janara e eu estaremos indo ao encontro de vocês para explicar esse cronograma de retomada do Daniel Maschio”.

1 comentário

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store