Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_Unimed AV_Campanha_Sala_Vacinas_BANNER_GCD_970x250px (3) (1)

Operação Verus Dominus investiga fraudes em licitações de Rio do Sul

Esquema envolve servidores públicos e empresários; 24 mandados foram cumpridos


Por Giulia Bibow Publicado 22/11/2024 às 10h00
Operação Verus Dominus investiga fraudes em licitações de Rio do Sul
Operação Verus Dominus investiga fraudes em licitações de Rio do Sul – Foto: MPSC

Na manhã desta sexta-feira (22), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), com o apoio da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul, realizou a operação Verus Dominus. A ação cumpriu 24 mandados de busca e apreensão em Rio do Sul, Lontras, Blumenau e Itajaí. A investigação busca apurar crimes como organização criminosa, fraudes em licitações, sobrepreço, desvio de recursos públicos e corrupção ativa e passiva.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Esquema envolve fraudes e direcionamento de contratos

De acordo com o GAECO, há um esquema estruturado para fraudar licitações e contratos públicos, envolvendo servidores públicos e empresários. A investigação descobriu práticas ilícitas relacionadas a pregões eletrônicos para contratação de exames médicos e dispensas de licitação destinadas a reparos em postos de saúde danificados pelas enchentes de 2023, além de manutenção e fornecimento de peças para ares-condicionados.

Portanto, os mandados tiveram como alvos diversos locais, como a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Rio do Sul, sedes de empresas envolvidas no esquema e residências dos investigados.

Nome da operação faz alusão ao principal suspeito

O nome da operação, Verus Dominus (“verdadeiro dono”, em latim), faz referência ao principal investigado. Ele teria, portanto, usado terceiros como “laranjas” para abrir empresas e ocultar sua verdadeira participação. As empresas foram contratadas pela Secretaria de Saúde de Rio do Sul, segundo a purificação.

LEIA TAMBÉM

A investigação segue sob sigilo

A operação tramita em sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas assim que as informações se tornarem públicos. O GAECO reforça seu compromisso com o combate às organizações criminosas e à corrupção.

O que é o GAECO?

O GAECO é uma força-tarefa formada por órgãos como o Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Receita Estadual, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros Militar. Além disso, em Santa Catarina, o grupo atua na investigação, prevenção e repressão de crimes cometidos por organizações criminosas.

  • Sem nome (950 x 120 px) (930 x 120 px) (728 x 120 px)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store