Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de junho de 2025 Rio do Sul

Operação Verus Dominus investiga fraudes em licitações de Rio do Sul

Esquema envolve servidores públicos e empresários; 24 mandados foram cumpridos


Por Giulia Bibow Publicado 22/11/2024 às 10h00
Operação Verus Dominus investiga fraudes em licitações de Rio do Sul
Operação Verus Dominus investiga fraudes em licitações de Rio do Sul – Foto: MPSC

Na manhã desta sexta-feira (22), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), com o apoio da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul, realizou a operação Verus Dominus. A ação cumpriu 24 mandados de busca e apreensão em Rio do Sul, Lontras, Blumenau e Itajaí. A investigação busca apurar crimes como organização criminosa, fraudes em licitações, sobrepreço, desvio de recursos públicos e corrupção ativa e passiva.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Esquema envolve fraudes e direcionamento de contratos

De acordo com o GAECO, há um esquema estruturado para fraudar licitações e contratos públicos, envolvendo servidores públicos e empresários. A investigação descobriu práticas ilícitas relacionadas a pregões eletrônicos para contratação de exames médicos e dispensas de licitação destinadas a reparos em postos de saúde danificados pelas enchentes de 2023, além de manutenção e fornecimento de peças para ares-condicionados.

Portanto, os mandados tiveram como alvos diversos locais, como a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Rio do Sul, sedes de empresas envolvidas no esquema e residências dos investigados.

Nome da operação faz alusão ao principal suspeito

O nome da operação, Verus Dominus (“verdadeiro dono”, em latim), faz referência ao principal investigado. Ele teria, portanto, usado terceiros como “laranjas” para abrir empresas e ocultar sua verdadeira participação. As empresas foram contratadas pela Secretaria de Saúde de Rio do Sul, segundo a purificação.

LEIA TAMBÉM

A investigação segue sob sigilo

A operação tramita em sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas assim que as informações se tornarem públicos. O GAECO reforça seu compromisso com o combate às organizações criminosas e à corrupção.

O que é o GAECO?

O GAECO é uma força-tarefa formada por órgãos como o Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Receita Estadual, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros Militar. Além disso, em Santa Catarina, o grupo atua na investigação, prevenção e repressão de crimes cometidos por organizações criminosas.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store