Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

Observatório Social de Rio do Sul presta contas das ações realizadas


Por Cristiane Faustino Publicado 08/11/2023 às 19h03
Observatório Social de Rio do Sul presta contas das ações realizadas
Foto: Divulgação Observatório Social de Rio do Sul

O Observatório Social de Rio do Sul presta contas sobre as ações realizadas nos últimos quatro meses. A instituição é uma associação civil sem fins lucrativos. E funciona como ferramenta de controle social dos gastos públicos municipais. Ela busca colocar de forma simples e exemplificada dados sobre o município para que toda a população possa ter acesso. Assim, a comunidade pode contribuir e também cobrar do poder público.

Diversas atividades foram realizadas pelo Observatório Social de Rio do Sul como palestras, reativação de grupos de trabalhos e a elaboração de um curso para futuros candidatos a vereador em 2024, como explica o Presidente da entidade, Tiago Pisetta. “Tivemos várias atividades no início do ano. Nós começamos um trabalho de reativar os grupos de trabalhos do Observatório Social que estavam vazios. O Grupo de Trabalho de Gestão, por exemplo, se uniu com a Unidavi, com o curso de Ciências Contábeis, na disciplina de Contabilidade Pública e desenvolveu um projeto “Presta contas Rio do Sul”. Levantou relatórios para que a população possa depois ter acesso e entender”, conta. O projeto e dados serão divulgados nos próximos meses.

Frentes de trabalho do Observatório Social

De acordo com o presidente outra frente de trabalho é a GT da Câmara. Onde o grupo conversa com os vereadores sobre as dificuldades, expectativas e onde pode ocorrer contribuição do Observatório Social. O grupo de trabalho da saúde se envolveu com o projeto de construção do novo Centro de Saúde de Rio do Sul. Foi elaborado um laudo com sugestões de ajustes e repassados à prefeitura. “Mostramos como seria melhor se esse prédio pudesse ter um planejamento melhor. Além disso, quanto a enchentes, isso foi acatado na prefeitura e foi feito um plano de contingência um pouquinho mais apurado sobre isso”, relata.

Nos dias 23 e 24 de junho, Rio do Sul sediou o primeiro encontro presencial de Observatórios de Santa Catarina após a pandemia. O Estado conta com 30 entidades, que na reunião debateram diversos assuntos, com palestras e painéis. Por fim, o próximo acontece neste mês em Imbituba. 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store