Nova carteira de identidade acumula em postos de atendimento devido à preferência pelo digital
A nova carteira de identidade, com CPF como número único, acumula nos postos, gerando possíveis transtornos para quem precisa do documento físico
A nova Carteira Nacional de Identidade, que utiliza o CPF como número único, foi lançada para padronizar o documento em todo o país. Desde então, a procura pelos postos de atendimento aumentou, especialmente com a possibilidade de obter o documento também no formato digital, disponível no aplicativo gov.br.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Entretanto, a adesão ao formato digital tem gerado um problema: muitos cidadãos deixam de buscar a versão física do documento, que acaba acumulando nos postos de atendimento. De acordo com o chefe do setor de Identificação da Polícia Científica de Rio do Sul, Bolívar Bittelbrunn, a falta de retirada da versão física pode trazer transtornos para os cidadãos.
Como a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, já sai no aplicativo do governo em formato digital. A pessoa recebe o e-mail dizendo que já está disponível no formato digital e que ela já está disponível para retirar o papel, a parte da carteira impressa. E ela acabou utilizando-se do modo digital e não vem buscar a carteira física. E aí nós temos dois problemas, nós temos aqui uma quantidade grande de carteiras impressas, ela tem que ser retirada em um ano, se ela não for retirada em um ano ela é cancelada
disse Bolívar.
A versão digital da carteira é gratuita, mas a versão física é essencial para diversas situações, como viagens internacionais e outras ocasiões que exigem o documento impresso. Bolívar reforça a necessidade de buscar o documento antes do recesso de fim de ano, evitando transtornos.
Lembrando que a gente vai estar em recesso agora a partir do dia 20 de dezembro, voltando apenas no dia 6 de janeiro. A gente sabe que agora são as férias. As pessoas estão muito ocupadas na correria, é filho na escola, é final de ano no trabalho, então tá todo mundo se preparando pras férias e às vezes acaba até esquecendo da própria documentação. E ela é exigida, né, em voos internacionais, em algumas situações, ela é exigida o documento físico, não tem como você apresentar o modo digital, então daqui a pouco quando chegar próximo do dia 20 ou após o dia 25, nós já estaremos em recesso, às vezes a pessoa vai preparar seu documento para viajar e aí não vai ter a carteira de identidade
explicou Bolívar.
Além do prazo apertado devido ao recesso de fim de ano, há também a questão logística. Segundo Bolívar, as últimas identidades do ano estão sendo impressas e transportadas da gráfica oficial em Florianópolis para Rio do Sul.
Essa semana e semana que vem, provavelmente na segunda ou na quarta-feira, é a última remessa que a gráfica oficial de Florianópolis vai estar imprimindo, ou seja, nós temos ainda a questão do deslocamento do Malote de Florianópolis pra cá, então essa semana provavelmente deve estar vindo até a terça-feira da semana que vem ou até essa sexta-feira, as últimas identidades impressas para Rio de Sul, então quem não fez ainda esta semana, na semana que vem provavelmente vai ficar para depois do recesso, porque nós dependemos da gráfica oficial
concluiu Bolívar.
Para quem ainda não realizou o processo de emissão da nova carteira de identidade, o agendamento acontece pelo site da Polícia Científica de Santa Catarina. É necessário reunir os documentos exigidos, como certidão de nascimento ou casamento, além de documentos com foto, como CNH ou carteira de trabalho.
Ouça a reportagem completa abaixo:
Rua maria rdaely n/10jardim Nova esperanca2 Sumaré são Paulo Daniel Dioniso
Uai QI porra de GCD é essa qi coisa boa sô tem como ouvir a matéria em se ou ouvir a rádio 📻 enquanto lê a mesma? Porque eu não achei antes uè?