NIAVI irá inaugurar novo espaço do Centro de Inovação em Rio do Sul

O Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIRS (NIAVI), é uma entidade que atua para promover o desenvolvimento econômico sustentável do Alto Vale do Itajaí. O NIAVI atua há quase 20 anos pelo fortalecimento da tecnologia, inovação e empreendedorismo. E desde 2017, se uniu com a ACATE para consolidar o Alto Vale do Itajaí como polo de tecnologia e inovação. E ao longo de 2023 realizou diversas ações em prol da região.
O Diretor Polo ACATE Alto Vale do Itajaí – NIAVI/ACIRS, Sandro Alencar Fernandes, comenta das principais ações que foram realizadas. “Então as ações principais foram voltadas sim a apoios relacionados à mão de obra. A NIAVI está sempre envolvida com as instituições de ensino da região para promover cursos de capacitação envolvendo tecnologia da informação. A gente teve cursos de desenvolvimento, também tivemos cursos técnicos focados principalmente em suporte e redes de computadores”, conta.
Sandro também destaca os eventos e capacitações promovidos para as empresas associadas. “Também muitos eventos para as empresas, missões empresariais, a participação de várias palestras e envolvimentos em outros eventos com a comunidade. Além disso, um destaque foi o trabalho desenvolvido pelo Polo Acate, em parceria com o Sebrae, que foi a adequação para a Lei Geral do Proteção de Dados, a LGPD, de 10 empresas que fazem parte aqui do ecossistema. Também tivemos um grande número de participantes do programa BRDE Labs. Ainda, tivemos empresas que foram finalistas e também empresas premiadas na etapa final da seleção desses participantes”, explica.
Metas para 2024
Uma das metas para 2024 é fortalecer o programa “Educa TI”, que busca aproximar os jovens da tecnologia da informação. Além disso, o diretor ressalta a inauguração do novo prédio do Centro de Inovação. “Um programa que busca aproximar os jovens da tecnologia de informação, trazendo tanto palestras e workshops. Como também, esse ano, temos o projeto de trabalhar o desenvolvimento de um Hackathon, justamente para fazer com que os profissionais, quem tem interesse, possam sentir um pouquinho do que é o mercado. Por fim, esse ano a gente deve ter a inauguração do novo anexo do Centro de Inovação”, finaliza.