Navit amplia atendimento a vítimas de violência em Rio do Sul
NAVIT reúne instituições para garantir apoio integral e humanizado às vítimas de violência no Alto Vale.
O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (Navit) começou a operar em setembro, em Rio do Sul, para oferecer assistência integral a pessoas que sofreram algum tipo de violência. Desenvolvido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o programa tem em vista garantir direitos e acesso à justiça por meio de parcerias estratégicas com diversas instituições locais.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
De acordo com o promotor de Justiça Eduardo Chinato Ribeiro, coordenador do Navit, o núcleo tem investido na capacitação da equipe e no fortalecimento de sua rede de atendimento. Instituições como a Rede Catarina, a Unidavi e o CAPS colaboram para oferecer suporte psicológico, social e jurídico. Além disso, a Casa Obra Kolping ajuda a acolher vítimas em situações de vulnerabilidade.
- Casa de Acolhimento de Rio do Sul auxilia mulheres a superarem a violência doméstica
- Violência doméstica: Alto Vale registra 100 casos a mais em 2024 do que em 2020
Estrutura e serviços
A unidade do Navit em Rio do Sul está localizada na Rua XV de Novembro, 1255, no bairro Laranjeiras. Atualmente, o núcleo dispõe de espaços dedicados para acolhimento social e jurídico, além de profissionais especializados para atender vítimas em situações de vulnerabilidade. Entre os serviços prestados estão o encaminhamento de medidas protetivas e o apoio em questões relacionadas à saúde mental.
O programa visa garantir que as vítimas recebam acompanhamento contínuo e humanizado, promovendo uma integração entre diferentes setores para atender às suas necessidades de maneira completa.
Expansão do Navit
O Navit já está presente em outras cidades, como Florianópolis, Joinville, Criciúma e Lages. Dessa forma, o objetivo do MPSC é regionalizar o programa e levar o atendimento às 295 cidades de Santa Catarina. A expansão inclui novas unidades em cidades como Blumenau, Tubarão e Chapecó, reforçando o compromisso com a proteção das vítimas de crimes.
O núcleo também trabalha em projetos específicos, como o Navit Esporte, voltado à prevenção de delitos de violência sexual no ambiente esportivo. Conforme o procurador-geral de Justiça Fábio de Souza Trajano, o engajamento das instituições parceiras tem sido essencial para o sucesso da iniciativa.
Para mais informações, o Navit de Rio do Sul atende pelo telefone (47) 3520-0250 ou pelo e-mail navitriodosul@mpsc.mp.br.