Municípios são afetados com a falta de energia elétrica
A Celesc possui em Santa Catarina 3.495.200 unidades consumidoras. Com o aumento da elevação do rio, os problemas para manter as unidades consumidoras com energia elétrica começam. As mais atingidas são o interior de Rio do Oeste, com 526 unidades sem energia, José Boiteux, com 157 pontos afetados, Presidente Getúlio, 641 e Ibirama, com 349.
O Gerente Regional da Celesc, Manoel Arisoli Pereira, analisa que o problema não são as equipes, mas sim o deslocamento até as áreas afetadas. “Quando são serviços pequenos as nossas equipes de barco conseguem atender. Mas, quando requer serviços de postes caídos ou troca de transformadores, que são serviços que precisam de guindal e equipamentos maiores o barco não tem como transportar. Consequentemente, a gente fica dependendo de ter acesso por terra para esses locais’, conta.
De acordo com ele problemas localizados sempre acontecem, mas nada preocupante que precise desativar redes preventivamente. “São situações que a gente vai ter que administrar uma por uma e esse nível não irá nos prejudicar muito mais”, finaliza.