Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Morador de Rio do Sul espera há três anos por atendimento especializado

A consulta com o gastroenterologista é aguardada desde 2021; no entanto, até agora, o morador nunca foi chamado


Por GCD Publicado 03/07/2024 às 18h45
Morador de Rio do Sul espera há quatro anos por atendimento especializado
Morador de Rio do Sul espera há quatro anos por atendimento especializado – Foto: Reprodução João Pedro A de Paulo

Morador de Rio do Sul espera há três anos por atendimento especializado. A consulta com o gastroenterologista é aguardada desde 2021, no entanto, até agora, o caminhoneiro nunca foi chamado.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Ricardo Caetano, de 46 anos, morador do bairro Alto Progresso em Rio do Sul, está há três anos na fila para receber atendimento de um gastroenterologista devido a uma complicação no estômago. Em 19 de maio de 2021, ele procurou a Policlínica para encaminhamento à consulta com o especialista, mas até agora nenhuma ligação, confirmando a consulta.

Requisição expirada e nova espera

Dois anos depois, em 2023, Ricardo finalmente recebeu uma ligação. No entanto, ao invés de confirmar a consulta, foi informado de que precisaria fazer uma nova requisição, pois a original de 2021 havia excedido o tempo. 

“Em 2023, me ligaram pedindo para levar uma nova requisição porque a de 2021 já havia excedido o tempo. Levei uma nova requisição junto com uma requisição para um neurologista. Em fevereiro, procurei a central de regulação e todos os meus documentos, incluindo a carteirinha, laudos médicos e biópsia, não estavam mais lá”, comenta.

LEIA TAMBÉM

Foto-Google-Maps
Ele voltou à Policlínica no ano passado para conversar mas não obteve respostas satisfatórias – Foto: Google Maps

Desapontado, Ricardo voltou à Policlínica no ano passado para conversar pessoalmente com a secretária de Saúde do município, mas não obteve respostas satisfatórias.

“Eu fui na secretaria falar com a dona Roberta e ela chamou mais duas colaboradoras e uma delas me levou na sala dela que a gente vai resolver. Fomos na sala aonde marca os exames e ela me pediu se eu tinha o laudo da ressonância da coluna lombar. E disse: eu tenho e também eu vou lá no hospital pedir, paguei pela retirada do exame e entreguei pra ela e pela minha surpresa, tinha um laudo de uma ressonância da coluna cervical. Aonde a mesma me falou que a minha coluna cervical está pior do que a minha coluna lombar, entreguei tudo na mão dela, ela disse que em 20, 30 dias ia resolver“, relata.

Frustração do morador que espera o atendimento

Um ano se passou e, até agora, nenhuma consulta agendada. Ricardo destaca sua frustração e observa que, de acordo com a agenda do especialista, ele provavelmente não será chamado neste ano e nem no próximo.

“2023 para 2024, já se passou um ano e continuando nessa forma. Sem nenhuma possibilidade de ser atendido esse ano. Mas, eu esperei, chega no ponto que a gente cansa de esperar e eu cansei. Infelizmente falam que somente um especialista e ele só atende quatro pessoas por mês. Ou seja, com 98 pessoas na minha frente, eu não seria atendido esse ano e acho que no próximo ano também não. Eu estou no meu direito de pedir, agora, ficar na fila não dá”, finaliza.

Manifestação da Secretaria de Saúde de Rio do Sul

Em nota, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul, informou que o paciente tem registro de uma consulta com um médico clínico-geral do município em 2019, onde foi encaminhado para uma consulta especializada em neurologia. Esta consulta ocorreu em fevereiro, no Hospital Regional Alto Vale.

Houve um novo agendamento de consulta especializada para 3 de abril, mas não há confirmação deste atendimento no sistema. Desde então, não houve novas solicitações para atendimento de neurologia.

Orientações para o Paciente

O paciente pode procurar a central de regulação da Secretaria de Saúde para esclarecer dúvidas e solicitar um novo encaminhamento.

Consulta com Gastroenterologista

Por fim, a consulta com um especialista em gastroenterologia está agendada no sistema de regulação convencional, obedecendo ao fluxo regido pelo Estado. No entanto, como não há indicação de urgência, o paciente deve aguardar na fila como os demais pacientes.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

1 comentário

  • Alaerte Floriano
    03/07/2024 às 19:44

    Misericórdia.que falta de compreensão dos adiministradres dos isames e também um pouco do Ospital
    A depois de acontecer uma fatalidade com a doença do senhor aí vam chamar todos os dias.minha falecida mãe a depois de 4 anos que já estava falecida chamaram ela pra fazer um exame em Floripa falei para moça que ligou se ela esperase mais um pouco que eu iria tentar falar com ela para ver se ela queira fazer o exame ainda isso é uma vergonha que fazem com os doentes que presisa de um exame rápido.ai eu pergunto não pagamos nos impostos

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store