Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de julho de 2025 Rio do Sul

Medicina Unidavi é conceito máximo no MEC


Por Cristiane Faustino Publicado 06/12/2023 às 17h27
Medicina Unidavi é conceito máximo no MEC
Imagem: Divulgação Unidavi

Iniciado em 2017, utilizando metodologias ativas, onde o aluno define o seu protagonismo no processo de aprendizagem, o curso de Medicina da Unidavi é referência em Santa Catarina. Prova disso é a conquista do conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC).

Os conceitos do MEC servem para assegurar a qualidade dos cursos de graduação no país. A avaliação permite que as instituições identifiquem os pontos a serem melhorados, além de ser usada como referência para os estudantes na hora de escolher a instituição de ensino superior.

De acordo com o coordenador do curso, Augusto Fey, o conceito cinco do MEC cria uma marca para o curso. “Dentro da nossa formação como avaliador de MEC, a gente tem esse olhar sobre a instituição e o curso. Depois de avaliado, recebe todo um relatório de sugestões e melhorias a serem tomadas. Esse relatório vai dar um conceito baseado num instrumento, o MEC tem um instrumento de avaliação com três dimensões. Então, cada dimensão dessas tem em torno de 10 a 15 indicadores. Ou seja, nós somos avaliados em 47 indicadores. Destes 47 indicadores, nós recebemos cinco em 42 e em apenas cinco indicadores nós recebemos a nota quatro. Além disso, isso é muito atípico para uma primeira avaliação”, revela.

Método do curso

No método ativo trabalhado no curso, o estudante precisa ir para os ambulatórios da rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS). Indo para um cenário fora da instituição e conhecendo a realidade da população, o aluno terá uma formação humanista e trará benefícios à comunidade, como explica o coordenador. “Hoje, para criar um curso de medicina, tem que mostrar qual o impacto que esse curso vai causar na comunidade. E esse impacto é demonstrado de várias formas. Então, nós temos, por exemplo, setores de algumas UBS que aumentaram em torno de 50% o número de atendimentos do ano passado para cá, quando entraram os estudantes do último ano. Portanto, estudantes do último ano tem uma autonomia muito grande, claro que sempre ainda supervisionados por um médico”, conta.

Desde 1966 a Unidavi atua no ensino superior do Alto Vale do Itajaí e está entre as melhores instituições do estado. O Reitor da Unidavi, Alcir Teixeira, comenta sobre a conquista. “Estamos muito felizes e vibrando com esse conceito máximo no curso de Medicina da Unidavi. Nós damos a vida por isso, nos empenhamos com esforço máximo. Além disso, o Dr. Augusto nos dirigiu, o que levou todo o processo político pedagógico. Coube a nós darmos esse suporte de capacitação e os recursos para melhorar as metodologias ativas”, finaliza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store