Mais de R$150 milhões estão garantidos às cidades atingidas pelas cheias
Anúncio foi feito neste sábado, 25, pelo ministro Waldez Góes, em Rio do Sul

Durante a tarde de sábado, 25, lideranças da região e prefeitos puderam relatar as demandas e necessidades de cada município, que mais uma vez, foi assolado com as cheias de novembro.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes veio acompanhado do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, da deputada federal, Ana Paula Lima e do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolf.
A visita teve como objetivo, reforçar a parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e os governos municipais, orientar os gestores, ouvir as prioridades de cada cidade, prestar contas dos recursos repassados ao Estado e a ajuda humanitária por parte da União.
O ministro, Waldez Góes, pontua que são 188 municípios em situação de emergência e 12, do Alto Vale, que decretaram Estado de Calamidade Pública. Ele enfatiza que mais de R$150 milhões estão garantidos no governo Lula, para reconstrução das cidades afetadas pelas cheias.
“Os recursos já foram disponibilizados numa medida provisória quando aconteceu o primeiro evento e ainda tem orçamento e recurso financeiro, para apoiar o povo de Santa Catarina através dos projetos de ajuda humanitária, de restabelecimento, de reconstrução”, explicou.
Além da ajuda humanitária, restabelecimento e reconstrução, o governo Lula, segundo o ministro, também prioriza a prevenção.
“Os prefeitos apresentaram mais de 220 projetos. O Ministério das Cidades e outros ministérios estão fazendo agora o processo de avaliação. Ao mesmo tempo que o governo Lula se junta com o povo de Santa Catarina através dos prefeitos e governadores, para apoiar, para diminuir o sofrimento nesse momento dos enchentes”, finalizou.