Mais de 300 pacientes serão atendidos nos mutirões do Hospital Samária

Nesta semana, o Hospital Samária de Rio do Sul realiza dois mutirões: de catarata e de cirurgias cardiovasculares. Mais de 300 pacientes do Alto Vale serão atendidos. A parceria firmada com especialistas de Joinville é mais uma vez comemorada na capital do Alto Vale. Nesta quinta, 14, e sexta-feira, 15, a partir das 14h15, o Hospital Samária de Rio do Sul promove o mutirão de catarata.
A assessora de projetos da unidade hospitalar, Sueli de Oliveira explica que desta vez, mais de 240 pessoas serão atendidas. “Fizemos mais de 450 atendimentos sem ter nenhuma intercorrência e infecção. Portanto, esperamos que essas 246 também continuem do mesmo jeito. Como tem pessoas na nossa região no Alto Vale que tem problemas de visão e que estavam na fila de espera”, conta.
O procedimento, de acordo com Sueli, é rápido e a pessoa já pode ir pra casa no mesmo dia. “Quem chega de manhã cedo já pode ir embora logo após o meio dia. Tem que ter os cuidados pós-cirúrgicos, mas já sai enxergando. Nós nos sentimos realizados esse ano com essas cirurgias, de alguma forma contribuir com as pessoas”, enfatiza.
Mutirão cirurgias cardiovasculares
Outro mutirão previsto é o de cirurgias cardiovasculares para pessoas que estão na fila de espera há mais de dois anos. Sueli destaca a importância da avaliação, para saber se o paciente precisa ou não fazer o procedimento cirúrgico. “Nessa quarta-feira nós vamos ter 60 atendimentos pré-cirúrgicos, onde os pacientes vão ser avaliados por um profissional. Para saber quem realmente ainda precisa da cirurgia e quem é mais urgente. Além disso, respeitando sempre a fila do SISREG”, ressalta.
Sueli orienta o paciente, que se porventura, tiver algum imprevisto, que entre em contato com o hospital avisando a ausência. “Nós trazemos alguém de fora para ajudar nessa demanda do Alto Vale, por isso, a importância que o paciente realmente venha na consulta e que se não puder, por algum motivo que avise. Além disso, deixe sempre um telefone de contato”, finaliza.