Loteamentos antigos enfrentam problemas de desabastecimento de água
A Casan de Rio do Sul enfatiza a importância dos reservatórios e do uso consciente da água

Loteamentos antigos enfrentam problemas de desabastecimento de água em Rio do Sul e região. A Casan de Rio do Sul enfatiza a importância dos reservatórios e do uso consciente da água.
A falta de água gera incômodo e preocupação para muitas pessoas. Além de comprometer as atividades cotidianas, pode trazer transtornos diversos, bem como a dificuldade em manter a higiene pessoal e do ambiente, o desconforto de não poder preparar alimentos ou até mesmo a preocupação com a saúde, especialmente em períodos de altas temperaturas.
LEIA TAMBÉM:
- Casan fará rede emergencial para os bairros Jardim Alexander e Pamplona
- Usuários com problemas na fatura de água devem procurar o site da Casan
- Usuários da Casan podem conferir débitos ligando para o número 115
Para quem depende do abastecimento regular de água, a interrupção no fornecimento pode significar horas ou até dias de espera por uma solução. E assim, mesmo quando o serviço é restabelecido, a sensação de vulnerabilidade diante da possibilidade de novos episódios de falta de água permanece.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Problemas de desabastecimento de água
O superintendente regional da Casan de Rio do Sul, André Zagheni, destaca que a falta de água é um problema recorrente enfrentado pela Companhia, principalmente em loteamentos antigos. Ele explica que os novos loteamentos passam por uma fiscalização da equipe durante a construção do empreendimento, o que contribui para minimizar esses problemas.
“O maior problema de desabastecimento de água na verdade que enfrentamos são os loteamentos antigos. Eles foram feitos com uma infraestrutura muito precária e que ficou um passivo a se atender. Fiscalizamos os novos projetos, e o empreendedor precisa apresentar o projeto hidráulico. Dessa forma, analisamos o projeto e determinamos as ações necessárias para a execução. Portanto, não vai ser ligado na rede da Casan”, explica.

Importância de reservatórios de água
Zagheni destaca a importância de os moradores terem reservatórios de água em suas residências para evitar o desabastecimento, mas ressalta que todos os equipamentos precisam estar conectados à reservação. Ainda assim, o superintendente estima que aproximadamente 30% dos moradores de Rio do Sul não possuem caixa d’água.
“O que percebemos, fechamos da rua para fazer uma manutenção de 10 minutos, ligam e vemos na ordem de serviço a reclamação falta da água. Mas, acabamos de fechar ou não tem a reservação ou até tenha, mas a máquina de lavar roupa, está ligado direto da rede. Então, ela ia sentir essa falta da água a hora que secar a caixa. A caixa tem que ser dimensionada para duração de um dia, em torno de 250 litros por pessoa, durar pelo menos mais de seis horas e a nossa manutenção ia durar duas horas”, finaliza.
OUÇA AQUI