Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (3) (1)

Livro “As aventuras de Dona Dondoca” será lançado na Fundação Cultural

O exemplar foi contemplado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura e, escrito por mãe e filho, em 2020, durante a pandemia em Rio do Sul.


Por GCD Publicado 01/03/2024 às 15h01
Livro “As aventuras de Dona Dondoca” será lançado hoje na Fundação Cultural
Foto: André Munzlinger

O livro “As aventuras de Dona Dondoca: os diferentes também sonham” foi idealizado em 2020, durante a pandemia por mãe e filho. É que na época após realizar as atividades da escola, Davi Henrique de Albuquerque Munzlinger, com apenas 4 anos, desafiou a mãe, Daniela de Albuquerque, a inventar histórias e incentivar a imaginação.

Naquele dia, por exemplo, estava chovendo e a Dani foi incentivada a escrever a história de uma minhoca que tinha medo de chuva.  “Eu fui lapidando, colocando as rimas, não era alfabetizado ainda, não soube escrever. Lógico, naquele primeiro momento não era nem intenção transcrever a história, era só brincar com a história. Eu já vi que ela tinha perspectivas muito educativas, sendo no outro dia ele gostou tanto da história que ele queria que eu repetisse, só que eu já não tinha mais memória. E ele que ia colocando de volta os componentes da história”.

Foi nesse momento que o Davi entrou em cena novamente. Com a criatividade dos dois, a esperança era anotar tudo em um caderno para não esquecerem de nenhum detalhe. “Eu falei, anota, anota. Ela anotou e deixou na bolsa. E depois em 2022, ela achou e eu pedindo óbvio, faz o nosso projeto”.

Projeto foi contemplado no Prêmio Nodgi Pellizzetti

O projeto ficou na gaveta por um tempo, até que o Davi teve a ideia de inscrever o livro no Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura, em 2022. E o resultado não foi diferente, “As aventuras de Dona Dondoca: os diferentes também sonham” foi contemplado. “Ele dizia, mamãe, escreve e publica o nosso livro. Assim, eu disse filho, é uma coisa muito cara, é um livro, realmente é um objeto muito caro. E se não fosse a Fundação Cultural, provavelmente ele não teria saído do papel, porque foi ela que nos deu esse subsídio. A história realmente, ela traz todo um enredo por trás, que é lúdico, que é infantil, mas que também faz aquela questão, o que ia ser diferente?”.  

Mãe e filho já visitaram escolas

Com o sonho realizado, mãe e filho já visitaram escolas públicas de Rio do Sul e apresentaram para mais de 500 crianças as Aventuras da Dona Dondoca. “Primeiramente, era para ser só uma conversa entre autores com as crianças. Mas, nós percebemos que para ganhar as crianças, contar a história e os fazerem entrarem no personagem era muito mais interessante. Então, abrimos o nosso baú da Dondoca, ganhamos os personagens e passamos para um teatro de marionetes para mostrar para as crianças esse mundo mágico da leitura. Além disso, dizer para elas assim, se vocês têm um sonho, se vocês querem ser autores, existe uma possibilidade”.

Por fim, o lançamento acontece nesta sexta-feira, 1º de março, a partir das 19h, no Teatro Domingos Venturini, na Fundação Cultural de Rio do Sul, com o sorteio de exemplares para os participantes e sessão de conversas e autógrafos, com coquetel. Além disso, o evento é gratuito e aberto ao público.

Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store