Junho Verde 2025 terá mais de 50 ações de educação ambiental em Rio do Sul
Programação inclui oficinas, palestras, exposições e eventos voltados à sustentabilidade e à consciência ambiental

A cidade de Rio do Sul viverá um mês inteiro dedicado à educação ambiental e à sustentabilidade com a edição 2025 do Junho Verde, que reunirá mais de 50 atividades ao longo dos 30 dias. A ação é coordenada pela Prefeitura de Rio do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com empresas e entidades como Comdema, IFC, Ama Agência Alto Vale, Associação Ambientalista Pimentão, Unimed Alto Vale e Disigual.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A programação completa do Junho Verde 2025 está disponível no link bit.ly/junhoverde2025 ou por meio do banner no site da prefeitura: www.riodosul.sc.gov.br.
Abertura será no Jardim Botânico
A abertura oficial do Junho Verde 2025 ocorrerá no dia 2 de junho, às 8h30, no Jardim Botânico de Rio do Sul, que também será palco de diversas ações ao longo do mês. No dia anterior, o Projeto Caiaque-Açu abrirá simbolicamente a programação.
Desse modo, as atividades têm como foco principal as ações educativas voltadas a estudantes, com destaque para palestras ambientais, oficinas práticas e visitas técnicas a locais como a Associação Recicla Rio do Sul e o Cetrag.
Junho Verde 2025: atividades em praças, escolas e espaços naturais
No dia 7 de junho, a Praça Ermembergo Pellizzetti será palco do evento “Junho Verde na Praça”. A iniciativa contará com atividades como pintura facial, jogos educativos, doação de mudas e ações de conscientização.
Já a tradicional Mostra Verde Saber movimentará o Centro de Eventos Hermann Purnhagen, de 9 a 13 de junho. Assim, no local haverá exposições, projetos escolares e trocas de experiências entre educadores.
Também estão previstas oficinas de sabão ecológico, capacitações sobre licenciamento ambiental e fauna, eventos esportivos como a corrida de aventura e o 2º Ecopedal. Além disso, no dia 21 de junho acontecerá o 1º Encontro de Observação de Aves do Alto Vale, no Jardim Botânico.
Sustentabilidade como política pública
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Batista Muller, o Junho Verde vai além de uma agenda de eventos.
É uma política pública consolidada, que cresce a cada ano e articula educação, inovação, cultura e sustentabilidade. É uma programação que convida a população à reflexão sobre a responsabilidade ambiental coletiva
ressalta.