Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Inicia a convocação de mesários para Eleições Municipais

Convocação segue até 07 de agosto por correio, e-mail ou WhatsApp


Por GCD Publicado 10/07/2024 às 13h29
Fernando Frazão Agência Brasil
Cartórios eleitorais iniciam convocação de mesários para Eleições Municipais – Foto: Fernando Frazão Agência Brasil

Iniciou, o período para que os cartórios eleitorais de todo o estado convoquem mesárias e mesários para as Eleições Municipais deste ano. Este processo segue até o dia 7 de agosto. A convocação dos cidadãos que atuarão nas seções eleitorais será realizada por correio, e-mail ou WhatsApp.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Caso alguém queira colaborar voluntariamente com a Justiça Eleitoral, pode procurar o cartório mais próximo de sua residência para efetivar a convocação.

LEIA TAMBÉM

Confirmação e prazos

Os convocados precisam confirmar o recebimento da mensagem e terão um prazo de cinco dias para aceitar ou contestar a convocação. No entanto, por se tratar de um serviço obrigatório, a dispensa só poderá ser concedida em casos excepcionais.

A chefe de cartório da 26ª Zona Eleitoral de Rio do Sul, Cleidiane Sevegnani Adami, explica como funciona esse processo de convocação e destaca as vantagens de ser um mesário. 

“Considerando que é um trabalho que requer uma quantidade significativa de pessoas, por exemplo, aqui em Rio do Sul precisamos de aproximadamente 800 pessoas. Não conseguimos isso de forma totalmente voluntária; às vezes, o juiz precisa convocar pessoas para trabalhar nas eleições. Para melhorar essa forma de convocação tanto para os convocados quanto para nós que estamos na ponta do trabalho da Justiça Eleitoral, gostamos de enfatizar as vantagens de ser um mesário. Além de trabalhar em um domingo, que é um dia sagrado para descanso, a Justiça Eleitoral oferece benefícios como dois dias de folga para cada dia trabalhado em favor dela. Se você foi convocado para algum treinamento presencial, ganha mais dois dias“, ressalta.

Benefícios de ser um mesário

Por fim, Cleidiane reforça que os benefícios se estendem também para aqueles que pretendem prestar concursos públicos e para universitários.

“Por exemplo, há uma isenção na taxa de inscrição para concursos estaduais e municipais em Rio do Sul, basta trabalhar duas eleições consecutivas. O desempate em concurso público também é um critério para universitários, o que é interessante, pois, precisam de horas complementares. Além disso, há vantagens como auxílio-alimentação no dia da eleição, em média de R$ 45 a R$ 50, para compra de lanche ou almoço. O principal benefício é a valorização dessas pessoas que escolhem trabalhar voluntariamente para a Justiça Eleitoral. Conclamamos todos a nos procurarem e participarem, pois o período de convocação está começando’, finaliza.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store