Ilha de sedimentos é removida do Rio Itajaí-Açu; resta apenas o transporte para o bota-fora
Intervenção no trecho do Jockey Club, em Rio do Sul, já transformou a vazão do rio

Os trabalhos de retirada da ilha de sedimentos no Rio Itajaí-Açu, na altura do Jockey Club, em Rio do Sul, estão quase concluídos. A etapa no leito do rio está finalizada, com a completa remoção do banco de areia que ocupava uma área extensa e elevada. Desse modo, o que resta agora é o transporte do material acumulado nas margens para o bota-fora.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Retirada da ilha de sedimentos revela formação rochosa sob o leito
A remoção da ilha revelou uma laje de pedra no local. Técnicos suspeitavam que a ilha havia se formado devido ao acúmulo de sedimentos ao redor dessas rochas. A confirmação veio após a escavação. Atualmente, em alguns pontos do rio, a lâmina de água sobre a laje chega a apenas meio metro de profundidade.
Antes da intervenção, o curso do rio se dividia em duas calhas estreitas, com passagem limitada de água. Agora, com a remoção da ilha, toda a largura do leito voltou a ser utilizada, proporcionando uma vazão mais eficiente e reduzindo riscos em períodos de cheia.
Equipe concluirá a obra com o plantio nas margens
A empreiteira Venturi, do Alto Vale do Itajaí, é a responsável pela execução da obra. Após a retirada completa do sedimento, o trabalho segue com a limpeza das margens, assim como, a correção do terreno. Por fim, na última etapa, a empresa fará o plantio de gramíneas para estabilizar o solo e evitar o desbarrancamento.