IFC de Rio do Sul cria jogo online com tema mobilidade elétrica
O Instituto Federal Catarinense (IFC) de Rio do Sul cria jogo online com tema mobilidade elétrica. O instituto está desenvolvendo projetos na área de mobilidade elétrica, uma forma de se locomover que está se tornando cada vez mais popular. São veículos que usam eletricidade como fonte de energia em vez de combustíveis fósseis.
As ações são coordenadas pelo Projeto 4C – Mobilidade Elétrica, que envolve alunos, professores e pesquisadores. Eles produziram cartilha sobre o tema, além de um jogo online, planejam apresentar esses materiais a aproximadamente 15 mil professores e alunos das escolas de Rio do Sul. O coordenador do projeto, professor Fábio Alexandrini explica. “O 4C Mobilidade Elétrica é um conjunto de palestras que foram gravadas e estão disponíveis no YouTube. Tem financiamento da FAPESC, que é a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Então, ele aborda dois objetivos de desenvolvimento sustentável, as famosas ODS, cidades sustentáveis e energias limpas e renováveis”, conta.
Jogo online
O jogo está sendo desenvolvido por um aluno do Instituto Federal. “No ano passado, tivemos a oportunidade de ajudar ele a criar seu próprio MEI (Microempreendedor Individual). Agora, ele já está prestando serviços na área de jogos e até recebendo patrocínios para desenvolver um jogo muito maior do que o originalmente planejado”, relata.
O coordenador explica que o jogo em questão é um “serious game”, um tipo de jogo projetado com um propósito que não é puramente entretenimento. “No meio disso tudo, os estudantes precisam ter a cartilha em mãos, porque vão surgir perguntas sobre mobilidade elétrica. Eles também precisarão assistir às palestras, pois haverá perguntas sobre elas no jogo”, acrescenta.
As palestras falam sobre diversos temas, entre eles a geração de energia, a diferença entre os veículos de combustão, para o híbrido e para o elétrico. “Principalmente nos carros e nas motos, que tem essa modalidade. Bicicleta, normalmente, ou é pedal ou elétrica. Com base nessas informações, ele vai respondendo. Assim como nós já temos dois vídeos, um sobre mobilidade elétrica na França, o outro, mobilidade elétrica na China”, conta.
De acordo com o coordenador o aprendizado gamificado é muito eficaz. “Percebemos que os alunos participam mais quando o aprendizado é gamificado. Se eu apenas entregasse a cartilha, ela seria descartada assim que eu saísse da sala”, explicou ele. “Mas a cartilha tem um QR Code para acessar as palestras e até para fazer a inscrição. Organizamos o jogo para ser jogado apenas entre 15 de dezembro e 15 de março. Assim, os alunos poderão jogar durante as férias após terminarem o ano letivo e passarem nos exames. O objetivo principal não é apenas jogar, mas aprender’, finaliza.