Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de junho de 2025 Rio do Sul

Hospital Regional tem fluxo mensal de 25 mil pessoas


Por Cristiane Faustino Publicado 29/01/2024 às 14h12
Hospital Regional tem fluxo mensal de 25 mil pessoas por mês
Foto: HRAV

O Hospital Regional Alto Vale completa 30 anos de trabalho em 2024 e ao longo de três décadas passou por diversas fases e desafios. Com a realização de 600 cirurgias por mês, o setor de emergência do Hospital Regional recebe cinco mil pessoas mensalmente.

O diretor geral da unidade, Roberto Ferrari, destaca que é necessário responsabilidade na gestão do orçamento que gira em torno de R$ 100 milhões por ano. “Talvez o que nós estamos escolhendo hoje é um processo de construção de alguns anos. Mas, você chega a um determinado nível, independente de como ele foi construído, tem que manter”, conta.

Os partos não são eletivos. São realizados procedimentos de alto e baixo risco, como informa Ferrari. “Nós temos de 200 a 220 partos. E esse suporte do Hospital Regional, é importante porque, muitas vezes, os hospitais satélites, que deveriam fazer também parte dos partos, não conseguem contemplar por alguma dificuldade. E parto não é eletivo, quando ele precisa acontecer, ele tem que acontecer. Então, o hospital contempla esse serviço de forma excelente”, explica.

Fluxo no hospital e centro cirúrgico

O fluxo no hospital, entre colaboradores, pacientes e acompanhantes, gira em torno de 25 mil pessoas no mês, como menciona Ferrari. “Temos também um centro cirúrgico pujante, que não faz menos de 600 cirurgias por mês. Essa semana, nós redimensionamos esse processo de cirurgia em função da política de valorização do Estado. Então, vamos entregar próximo de 200 cirurgias eletivas de média complexidade para o projeto do Estado, no sentido de diminuição da fila de cirurgia eletiva. Assim, são números que colocam o hospital em um nível ótimo de ocupação hospitalar, girando entre 70% e 80%”, ressalta.

Por fim, vale ressaltar ainda, que os profissionais passaram por uma capacitação por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi) proporcionado pelo Ministério da Saúde, para diminuir o tempo de espera do paciente na emergência.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store