Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de junho de 2025 Rio do Sul

Hospital Regional se torna Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular


Por Cristiane Faustino Publicado 09/11/2023 às 12h59
Hospital Regional se torna Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular para o Vale do Itajaí.
Foto: Divulgação Hospital Regional

Pela primeira vez, o Hospital Regional Alto Vale, de Rio do Sul, realizou cirurgias de ressincronização cardíaca com a implantação de marcapassos. Três pacientes passaram pelo procedimento. As cirurgias foram possibilitadas devido à habilitação estadual em Cirurgia Vascular e Procedimentos Endovasculares Extracardíacos, concedida pela Secretaria de Estado da Saúde. Com o credenciamento, a unidade se tornou um Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular para a macrorregião do Vale do Itajaí.

Conforme o cardiologista e diretor técnico do hospital, Marcelo Vier Gambetta,  os pacientes da região costumavam enfrentar uma espera de até dois anos para a implantação de marcapassos ressincronizadores ou cardiodesfibriladores. Com as novas habilitações em cardiologia, ele acredita que o tempo de espera será reduzido. “Recebemos em julho, via regulação SES, os primeiros pacientes da habilitação estadual em cardiologia. E todos já foram operados”, destaca. 

O médico ressalta que o uso desse tipo de dispositivo tem tido um impacto significativo na redução das filas de transplante cardíaco em todo o mundo. “Vários pacientes que anteriormente precisavam de transplante tiveram sua condição melhorada ou resolvida por meio da ressincronização cardíaca. Atualmente, o transplante cardíaco é considerado como uma opção de último recurso”, avalia.

A iniciativa faz parte da descentralização dos serviços de Cardiologia em Santa Catarina, que teve início em fevereiro. O objetivo é aproximar os pacientes do tratamento, dar andamento às filas de cirurgias eletivas, bem como desafogar o fluxo de encaminhamentos ao Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, em São José. Por fim, desde fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde já credenciou 11 hospitais com habilitações e qualificações estaduais em cardiologia. 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store