Hospital Regional reinaugura o espaço Aconchego Materno
Espaço acolhe mães de bebês internados na UCIN e UTI neonatal e foi totalmente revitalizado com o apoio do movimento A Mulher do Nosso Tempo

Foi reinaugurado o Aconchego Materno, espaço localizado no terceiro andar do Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul. Totalmente revitalizado, o ambiente é destinado a mães de recém-nascidos internados na UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal) e na UTI neonatal, proporcionando acolhimento e conforto durante a internação dos bebês, que em muitos casos se estende por semanas ou meses.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Aconchego Materno: acolhimento e proximidade no momento mais delicado
A iniciativa de reforma e revitalização partiu do grupo A Mulher do Nosso Tempo, que projetou, arrecadou recursos e viabilizou a obra por meio de uma rede de apoiadores e da realização da 1ª Corrida Beneficente “Corro por Mim, Corro por Você”, realizada em novembro de 2024.
Como o propósito da Mulher do Nosso Tempo é inspirar mulheres de todas as fases, sempre buscamos espaços onde possamos fazer a diferença. Quando conhecemos o Aconchego Materno, sabíamos que poderíamos contribuir. Hoje, entregamos esse espaço com muito carinho e vamos continuar ajudando
afirmou Luciana Rothermel, idealizadora do movimento.
A nova estrutura garante que as mães possam permanecer próximas aos seus filhos internados, fortalecendo o vínculo, assim como, oferecendo apoio em um dos momentos mais sensíveis da maternidade.
Apoio da comunidade e continuidade dos projetos

O presidente da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi), Cláudio Ropelato, destacou a importância da iniciativa para o hospital:
De coração, queremos agradecer esse trabalho. Ficou muito bonito e, com certeza, fará muito bem para as mães que utilizarem o espaço. Estamos à disposição para futuras parcerias
disse Cláudio.
Com o sucesso da primeira edição, o grupo A Mulher do Nosso Tempo já confirmou a segunda corrida beneficente. A iniciativa ocorrerá no dia 9 de novembro. Desse modo, o novo evento também arrecadará fundos para melhorar a estrutura hospitalar. Por fim, as organizadoras pretendem financiar novos projetos voltados à maternidade ou à pediatria.