Horário de vacinação é estendido por baixa procura
O horário de vacinação é estendido por baixa imunização em Rio do Sul. Desde a pandemia de Covid-19, em todo o país, a procura por doses do calendário básico está em queda. Por isso, estão sendo realizadas ações para contornar a situação. Uma delas é a ampliação do horário de atendimento na sala de vacinação na Policlínica.
De acordo com a responsável pelo setor, Lisiane Tomiosso, existe, a preocupação do retorno de doenças que já estavam erradicadas. “Um ponto bem importante, é que doenças erradicadas, podem voltar. Doenças como a poliomielite, sarampo já tem casos, no Brasil, Santa Catarina inclusive. Quanto mais pessoas imunizadas, mais segurança a gente tem. Além disso, o fato de não convivermos com essas doenças, as pessoas acreditam que não existe, mas existem sim e precisamos vacinar as crianças e se vacinar para ficar protegidos”, relata.
Elisiane explica que para tentar aumentar os índices de imunizações, o horário de atendimento da sala de vacinação da policlínica foi ampliado. “Portanto, pensando em atingir as coberturas vacinais, que são em torno de 95%, resolvemos ampliar o acesso à sala de vacinas, abrindo das 7h às 17h, sem fechar para o almoço. Isso é para facilitar o acesso dos pais que tem filhos na creche”, conta.
Campanha de vacinação
Outra operação que a Secretaria de Saúde de Rio do sul promove para o mês de outubro é a campanha de multivacinação. “Com a ação, vamos atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A partir do dia 14 de outubro até o dia 28 de outubro. Teremos o dia D, que será no dia 21 de outubro, um sábado ficará aberto o dia todo. Por fim, vamos ter ações no centro também, dia sete de outubro, onde estaremos divulgando a multivacinação. São ações para resgatar as nossas coberturas vacinais”, finaliza.