GRABH resgata 50 animais durante as chuvas em Rio do Sul
O Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte (GRABH), auxiliou no resgate de animais em situação de vulnerabilidade durante as chuvas em Rio do Sul. A equipe é formada por seis pessoas, quatro médicos veterinários e dois socorristas auxiliares veterinários. O GRABH fez o resgate de 50 animais, entre outros que receberam assistência, com colocação de alimento e avaliações clínicas.
O Coordenador do Grupo, Aldair Pinto, orienta alguns cuidados que a população deve ter com os animais neste período de cheias. “Importante dizer à população que elas precisam entender que os animais são vidas. Então, se eu tenho um animal e vivo em uma área de risco, preciso também ser responsável pela saída do meu animal. Se tem a condição de levar o animal junto é preciso transportar esse animal em caixas de transporte, embaixo do braço, ou levar juntamente com a família. E, em caso de pássaro, se eu conseguir levar, é transportar as gaiolas e os viveiros que forem transportáveis”, conta.
De acordo com ele os animais conseguem se virar sozinhos e sobreviver durante uma enchente. Se nós estamos numa área de inundação que o risco é muito grande, o tempo é muito curto, primeiramente, soltar os meus animais das correntes e das gaiolas. Se não conseguir levar, abrir portas de onde tem animais como galinhas, porcos ou para grandes animais. Por fim, para cavalos e bovinos, abrir porteiras e deixar que se salvem”, relata.