Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

Estudantes do SESI de Rio do Sul participam da etapa regional do desafio First Lego League

As soluções propostas são avaliadas e podem servir como inspiração para avanços tecnológicos e ambientais


Por GCD Publicado 25/11/2024 às 12h27
first-lego-league
Estudantes do SESI se preparam para etapa regional da First Lego League. Foto: Divulgação/FLL

O SESI de Rio do Sul terá duas equipes competindo na etapa regional da First Lego League (FLL), que será realizada em Joinville. A competição ocorre em duas datas: de 29 a 30 de novembro, com participação exclusiva para Escolas SESI. Contudo, nos dias 2 e 3 de dezembro, outras instituições de ensino podem participar da competição.

? Receba notícias da região do Alto Vale no WhatsApp

Quem são os participantes da etapa regional do First Lego League?

As equipes Craft Builders e Little Builders representam a unidade do SESI de Rio do Sul. Os estudantes Amanda Heinrich, Lara Fronza, Manoel Leal Cristofolini, Ramiro Fachini da Silva, Arthur Moratelli Martini e Raul Maciel Sperb formam a Craft Builders. Já a Little Builders conta com Isabela Felber Chiquetti dos Santos, Thalita Gabriela Zermiani Caxoeira, Diana Depiné Gruber, Pedro Henrique da Silva, Nicholas Guilardi dos Santos e Breno Daniel Kock.

Ambos os times são orientados pelos técnicos Jenilson Weiss, Daniel Rudolf e Everton Pedroso, que acompanham o desenvolvimento dos projetos e a preparação para o evento.

Projetos focados no tema “Submerged”

Nesta temporada, o tema da FLL é “Submerged” (Submerso), que desafia os estudantes a identificar problemas ambientais enfrentados por quem explora os oceanos, bem como, a propor soluções inovadoras.

A Craft Builders desenvolveu um dispositivo para reduzir o barulho das hélices de navios, que desorienta peixes e altera as rotas dos cardumes. A solução utiliza um sistema que capta o ruído, inverte a fase do som e emite um som negativo, reduzindo o barulho em até 34%.

Por sua vez, a Little Builders focou nos vazamentos de petróleo. A equipe criou uma boia equipada com sensor, modem e Arduino, capaz de detectar o vazamento e recolher o petróleo. Desse modo, o dispositivo envia uma mensagem à base quando está cheio, solicitando substituição.

O que é a FLL?

A First Lego League é uma competição internacional que desafia estudantes do 5º ao 9º ano a desenvolver projetos baseados em problemas reais. Assim, aplicam conceitos Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). 

Além disso, as equipes constroem robôs para cumprir tarefas em uma arena específica sendo incentivadas a praticar valores como trabalho em equipe, competição amigável e diversão.

As equipes propõem soluções avaliadas por juízes e podem servir como inspiração para avanços tecnológicos e ambientais.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store