Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de janeiro de 2025 Rio do Sul
  • job_41885_Unimed AV_Campanha_Férias_970x250px_BANNER-PORTAL-GCD

Estudantes do SESI de Rio do Sul participam da etapa regional do desafio First Lego League

As soluções propostas são avaliadas e podem servir como inspiração para avanços tecnológicos e ambientais


Por GCD Publicado 25/11/2024 às 12h27
first-lego-league
Estudantes do SESI se preparam para etapa regional da First Lego League. Foto: Divulgação/FLL

O SESI de Rio do Sul terá duas equipes competindo na etapa regional da First Lego League (FLL), que será realizada em Joinville. A competição ocorre em duas datas: de 29 a 30 de novembro, com participação exclusiva para Escolas SESI. Contudo, nos dias 2 e 3 de dezembro, outras instituições de ensino podem participar da competição.

📲 Receba notícias da região do Alto Vale no WhatsApp

Quem são os participantes da etapa regional do First Lego League?

As equipes Craft Builders e Little Builders representam a unidade do SESI de Rio do Sul. Os estudantes Amanda Heinrich, Lara Fronza, Manoel Leal Cristofolini, Ramiro Fachini da Silva, Arthur Moratelli Martini e Raul Maciel Sperb formam a Craft Builders. Já a Little Builders conta com Isabela Felber Chiquetti dos Santos, Thalita Gabriela Zermiani Caxoeira, Diana Depiné Gruber, Pedro Henrique da Silva, Nicholas Guilardi dos Santos e Breno Daniel Kock.

Ambos os times são orientados pelos técnicos Jenilson Weiss, Daniel Rudolf e Everton Pedroso, que acompanham o desenvolvimento dos projetos e a preparação para o evento.

Projetos focados no tema “Submerged”

Nesta temporada, o tema da FLL é “Submerged” (Submerso), que desafia os estudantes a identificar problemas ambientais enfrentados por quem explora os oceanos, bem como, a propor soluções inovadoras.

A Craft Builders desenvolveu um dispositivo para reduzir o barulho das hélices de navios, que desorienta peixes e altera as rotas dos cardumes. A solução utiliza um sistema que capta o ruído, inverte a fase do som e emite um som negativo, reduzindo o barulho em até 34%.

Por sua vez, a Little Builders focou nos vazamentos de petróleo. A equipe criou uma boia equipada com sensor, modem e Arduino, capaz de detectar o vazamento e recolher o petróleo. Desse modo, o dispositivo envia uma mensagem à base quando está cheio, solicitando substituição.

O que é a FLL?

A First Lego League é uma competição internacional que desafia estudantes do 5º ao 9º ano a desenvolver projetos baseados em problemas reais. Assim, aplicam conceitos Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). 

Além disso, as equipes constroem robôs para cumprir tarefas em uma arena específica sendo incentivadas a praticar valores como trabalho em equipe, competição amigável e diversão.

As equipes propõem soluções avaliadas por juízes e podem servir como inspiração para avanços tecnológicos e ambientais.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store