Estudantes do Senai desenvolvem projeto para revitalizar a Jabiraca desativada pela Prefeitura de Rio do Sul
Veículo, antes utilizado em passeios turísticos e eventos comemorativos, pode virar palco móvel para eventos culturais

Estudantes do curso técnico em Eletromecânica do Senai de Rio do Sul estão elaborando um projeto de revitalização da Jabiraca, micro-ônibus antigo da Prefeitura Municipal, desativado desde dezembro de 2024. Desse modo, a equipe pretende transformar o veículo, antes usado em passeios turísticos e eventos comemorativos, em um palco móvel para eventos culturais.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Proposta inclui soluções sustentáveis e acessibilidade

A iniciativa é dos estudantes Maico Rodrigo Marchi Junior e Mateus Kuerten, com orientação dos professores Carlos Alberto Muchon, Jaqueline Wisnieski e Edson Luis da Silveira. Os alunos desenvolveram a proposta após receberem um desafio: eles inspecionaram o veículo, registraram fotos, avaliaram o chassi, anotaram medidas e ouviram as sugestões da Fundação Cultural de Rio do Sul.

Entre as modificações previstas estão a abertura das laterais para formação de palco e cabine para guarda de itens de valor. Além disso, haverá rampa de acesso na parte traseira, revestimento com material leve e resistente, instalação de placas solares no teto, uso de baterias e inversores, caixas de som, iluminação em LED e pintura com as cores do município.
Projeto de revitalização da Jabiraca alia formação técnica à prática profissional
Mateus explicou que eles substituirão a madeira por chapas metálicas leves, construirão um segundo piso e instalarão os sistemas elétricos em um compartimento inferior.
A ideia é tornar o veículo autossustentável com geração de energia solar. O sistema de som e iluminação também será acionado por energia elétrica
detalhou.

Por fim, a atividade integra o programa Pro Talent, promovido pelo IEL. O programa conecta empresas a novos talentos, assim como, promove o desenvolvimento de soluções práticas no ambiente educacional.
Esses projetos agregam valor ao ensino, pois conectam teoria e prática, aproximando os estudantes da realidade das empresas
destacou o professor Carlos Alberto Muchon.