Estações Culturais de Rio do Sul vencem prêmio estadual de boas práticas em gestão cultural
Projeto recebeu 1º lugar em cerimônia realizada em Chapecó e prevê expansão para o bairro Barragem em 2025

O Projeto Estações Culturais – Descentralização da Cultura de Rio do Sul foi reconhecido com o 1º lugar no Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural, na categoria Desenvolvimento de Programas e Projetos que promovem a Formação na Área da Cultura. A premiação ocorreu durante o XIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, promovido pela Fecam, em Chapecó.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O troféu foi entregue ao vice-prefeito Garibaldi Antônio Ayroso e ao superintendente da Fundação Cultural, Cleber Roberto Paul, que representaram o município no evento.
Projeto atende gratuitamente quatro bairros com aulas de arte e música
Atualmente, quatro Estações Culturais estão em funcionamento em Rio do Sul, oferecendo aulas gratuitas de artes cênicas, artes visuais e música para alunos de diversas faixas etárias. A Fundação Cultural desenvolve o projeto em parceria com a Associação de Pais, Professores e Amigos da Fundação Cultural (Asfuc).
Assim, as Estações e o programa Artesanato nos Bairros atendem aproximadamente 450 alunos, complementando a política de descentralização das atividades culturais.
Expansão da cultura para o bairro Barragem
Durante a premiação, o superintendente Cleber Roberto Paul comemorou a conquista e destacou os próximos passos do projeto.
Queremos dividir essa alegria com todos os envolvidos: alunos, professores, pais e colaboradores. Essa conquista representa o início de uma grande transformação na cultura de Rio do Sul
afirmou.
Ele também anunciou a implantação de uma nova Estação Cultural no bairro Barragem em 2025, desse modo, aproveitando a estrutura do antigo Senai.
Histórico do projeto Estações Culturais de Rio do Sul
O município implementou o programa em 2006, estabelecendo as primeiras unidades nos bairros Barra do Trombudo e Santa Rita. Em 2015, o poder público inaugurou a Estação Cultural no bairro Bela Aliança, e mais recentemente, em 2024, a Estação Cultural no bairro Laranjeiras.
Para Cleber, por fim, o reconhecimento estadual é mais do que um prêmio:
É uma motivação para fazermos mais e melhor. Queremos que Rio do Sul volte a se destacar não só em Santa Catarina, mas também nacionalmente, pela sua atuação cultural
concluiu.