Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de junho de 2025 Rio do Sul

Estações Culturais de Rio do Sul vencem prêmio estadual de boas práticas em gestão cultural

Projeto recebeu 1º lugar em cerimônia realizada em Chapecó e prevê expansão para o bairro Barragem em 2025


Por GCD Publicado 12/05/2025 às 10h33
estações-culturais-rio-do-sul
Premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (7), durante o XIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. Foto: divulgação/Prefeitura de Rio do Sul

O Projeto Estações Culturais – Descentralização da Cultura de Rio do Sul foi reconhecido com o 1º lugar no Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural, na categoria Desenvolvimento de Programas e Projetos que promovem a Formação na Área da Cultura. A premiação ocorreu durante o XIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, promovido pela Fecam, em Chapecó.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

O troféu foi entregue ao vice-prefeito Garibaldi Antônio Ayroso e ao superintendente da Fundação Cultural, Cleber Roberto Paul, que representaram o município no evento.

Projeto atende gratuitamente quatro bairros com aulas de arte e música

Atualmente, quatro Estações Culturais estão em funcionamento em Rio do Sul, oferecendo aulas gratuitas de artes cênicas, artes visuais e música para alunos de diversas faixas etárias. A Fundação Cultural desenvolve o projeto em parceria com a Associação de Pais, Professores e Amigos da Fundação Cultural (Asfuc).

Assim, as Estações e o programa Artesanato nos Bairros atendem aproximadamente 450 alunos, complementando a política de descentralização das atividades culturais.

Expansão da cultura para o bairro Barragem

Durante a premiação, o superintendente Cleber Roberto Paul comemorou a conquista e destacou os próximos passos do projeto.

Queremos dividir essa alegria com todos os envolvidos: alunos, professores, pais e colaboradores. Essa conquista representa o início de uma grande transformação na cultura de Rio do Sul

afirmou.

Ele também anunciou a implantação de uma nova Estação Cultural no bairro Barragem em 2025, desse modo, aproveitando a estrutura do antigo Senai.

Histórico do projeto Estações Culturais de Rio do Sul

O município implementou o programa em 2006, estabelecendo as primeiras unidades nos bairros Barra do Trombudo e Santa Rita. Em 2015, o poder público inaugurou a Estação Cultural no bairro Bela Aliança, e mais recentemente, em 2024, a Estação Cultural no bairro Laranjeiras.

Para Cleber, por fim, o reconhecimento estadual é mais do que um prêmio:

É uma motivação para fazermos mais e melhor. Queremos que Rio do Sul volte a se destacar não só em Santa Catarina, mas também nacionalmente, pela sua atuação cultural

concluiu.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store